Skip to content

TI para Negócios

Como fazer a tecnologia trabalhar pelo seu sucesso e da sua empresa

Archive

Category: Gestão

Em São Paulo uma casa é roubada por hora e o país possui índices de homicídio 30 vezes maiores do que a Europa. Informações como estas divulgadas pelas Secretarias de Segurança Pública e reveladas pelo Atlas da Violência de 2018 ajudam a entender a preocupação do brasileiro com segurança. Nesse vácuo, as empresas de alarme monitorado não param de vender, mesmo em época de crise. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, há quatro anos, o segmento faturou R$ 5,1 bilhões, uma cifra respeitável.

A ADT, empresa do grupo Johnson Controls, é pioneira e líder mundial em alarme monitorado, o sistema de segurança mais usado no mundo. É reconhecida em vários países, desde 1874. Iniciou suas operações no Brasil em 2001 e está preparada para atender seus clientes 24h por dia, 7 dias por semana.

O crescimento do negócio e o surgimento de novas tecnologias exigiu a adequação de todos os sistemas da empresa, incluindo a automatização da Área Técnica. “Em 2015, começamos a renovar tecnologicamente todo nosso portfólio. Tínhamos uma instalação toda cabeada com comunicação analógica e sem nenhuma interatividade, e isso tinha que mudar. Passamos a utilizar sistemas sem fio com dispositivos exclusivos e opção de aplicativo para ter maior interação com o cliente”, descreveu Maurício Dantas, Corporate Technician da ADT.

Fim dos formulários de papel

Uma das prioridades do time da ADT era automatizar a gestão dos recursos de campo. Dantas conta que o dia a dia dos técnicos envolvia o recebimento das demandas de manutenção e instalação, mas que as ordens de serviço eram preenchidas à mão e muitas vezes com letra ilegível. “Não fazia sentido manter papel e ordem de serviço preenchida de forma quase impossível de entender. Foi a partir desta necessidade que chegamos à 3CON e ao OfficeTrack, com a ideia inicial de ter um formulário eletrônico que substituísse o papel”, relembrou. OfficeTrack é um aplicativo mobile de última geração, desenvolvido pela empresa israelense OfficeCore, e que faz o gerenciamento de toda força de trabalho e recursos de campo.

O executivo conta que fizeram um trial com o OfficeTrack para ver como seria, na prática, a implantação do formulário eletrônico e comprovar o retorno do investimento. “Começamos entre fevereiro e abril de 2017 e com apenas cinco técnicos usando os formulários eletrônicos para testar o aplicativo. Com isso já conseguimos saber, inclusive, onde o técnico estava, o que já era um avanço, porque não tínhamos esse controle”, relembrou.

Após concluir os testes, e satisfeitos com os resultados, todos os técnicos da ADT passaram a utilizar o aplicativo, incluindo também recursos como a roteirização, que otimiza as rotas e o tempo no trânsito, aumentando a produtividade. “Graças à roteirização, tivemos ganhos de 14% no número de técnicos. É como se tivéssemos ganho um técnico e meio a mais e ainda conseguimos uma redução de 14% em quilometragem e de 11% no tempo de deslocamento”, testemunhou Dantas.

Finalizada a fase de implantação, a ADT passou a usar, praticamente, todos os recursos do OfficeTrack, como a gestão de frotas, que, segundo o executivo, é fundamental para atender às exigências da segurança do trabalho. “O aplicativo faz todo o acompanhamento das atividades durante o dia, sendo que os técnicos recebem a ordem de serviço em seus celulares. As informações de agenda vão para os clientes e tudo aparece no relatório após o fechamento do serviço, incluindo a produtividade e o desempenho dos técnicos”, descreveu.

O executivo contou que, nesse primeiro ano de utilização do aplicativo, um dos principais benefícios percebidos foi o controle, em tempo real, sobre as atividades de campo. “Isso é 80% do meu sucesso, pois nos dá a possibilidade de gerenciar imprevistos. Se estou vendo que o técnico não vai conseguir atender, posso passar para outro profissional sem interferir na agenda do cliente que está esperando. Isso trouxe um aumento de produtividade, redução de tempo ocioso, redução de riscos trabalhistas — graças à função de ponto eletrônico — além da diminuição dos gastos de tempo em deslocamento”, comemorou. Essas vantagens ajudaram a calcular o ROI – Return of Investments: “O OfficeTrack se pagou em 4 meses”, revelou.

Ele destaca ainda a facilidade de integração com outros sistemas e o fato de que o aplicativo é amigável e interativo, seja em dispositivos mobile ou na plataforma web, o que reduz em muito a curva de aprendizagem. Dantas também chama a atenção sobre o bom acolhimento de updates e melhorias contínuas por parte do fabricante, além do suporte sempre à disposição. “Gostamos de dar ideias sobre melhorias e novos recursos no aplicativo, como por exemplo, ‘horário de almoço’, pois precisamos fazer os técnicos pararem para almoçar”, contou.

Desafios e futuro

Maurício Dantas relata que o maior desafio que enfrentou nessa transformação digital foi em relação à mudança de cultura. “Nosso grande desafio foi a resistência interna de alguns técnicos em abandonar os formulários de papel e passar a trabalhar com smartphones e aplicativo mobile”, explicou. Outra questão foi a necessidade, em determinados momentos, da presença de profissionais de TI para as customizações e integrações do sistema. “Para que o aplicativo possa se adequar às necessidades da empresa e de seus clientes é extremamente importante o auxílio de profissionais de TI, ao menos no início das operações”, alertou.

O foco, agora, segundo o executivo, é concluir a integração com o back-office e sistemas legados e passar a usar os recursos avançados do OfficeTrack, como Estimativa de Tempo de Chegada (Módulo ETA) e Agendamento (Booking). “Nosso negócio é muito dinâmico e temos que atender o cliente muito bem e de uma forma ágil. Para quem já tem o alarme monitorado, ficar com o sistema indisponível é como ficar sem internet. Os recursos do OfficeTrack cooperam para que tenhamos nossos processos otimizados e que o cliente sinta esta diferença”, finalizou o Corporate Technician na ADT.

Em parceria com a Dynatrace, líder mundial em inteligência de software, o Ministério Público de Minas Gerais obteve melhorias significativas em seu ambiente tecnológico com a implementação da solução DPM (Digital Performance Management). A ferramenta tem como objetivo diminuir o tempo de resposta aos problemas de TI, detectando as falhas rapidamente, antes que o usuário final seja afetado.

“A TI tem um papel essencialmente estratégico para o Ministério Público, uma vez que a atuação do promotor de Justiça depende completamente dos sistemas de informação e do seu bom funcionamento. Com a solução de DPM, ganhamos produtividade para atender mais prontamente os cidadãos”, diz Maria Claudia Guatimosim, Superintendente do Ministério Público de Minas Gerais.

Um dos principais desafios do projeto é otimizar o atendimento e a eficiência para os sete mil promotores e servidores que prestam serviços no órgão público. Antes de implantar solução da Dynatrace, as equipes do MP não estavam integradas em um mesmo processo. Agora, com a DPM, profissionais da instituição podem detectar e isolar problemas técnicos com mais rapidez, garantindo o bom desempenho do ambiente de TI.

“Havia uma dificuldade maior de entendimento entre as equipes de infraestrutura e desenvolvimento porque cada uma era responsável por parte da solução. Os problemas só chegavam ao conhecimento das equipes depois da abertura de vários chamados semelhantes. Após a implementação da solução da Dynatrace, a comunicação entre as áreas ficou mais efetiva e, com isso, houve melhoria no tempo de resolução”, afirma Maria Claudia.

Implementada pela IT One, empresa parceira da Dynatrace, a solução de DPM oferece agilidade e uma comunicação unificada entre os times que trabalham com tecnologia diariamente. “O ambiente de TI do Ministério Público de Minas Gerais é extremamente heterogêneo, com equipamentos e sistemas desenvolvidos e fornecidos por diversos parceiros do mercado, o que torna a administração bastante complexa e a avaliação de problemas um desafio”, explica Fernando Mellone, Senior Territory Manager da Dynatrace.

Com a nova solução da Dynatrace, os tempos de avaliação e resolução de problemas melhoraram significativamente. “Agora, o Ministério Público conseguiu estabilizar suas aplicações para que o Promotor de Justiça possa atuar perante o Judiciário com excelência e prestar um atendimento de maior qualidade à população”, diz Filipe Figueroa, Consultor de Negócios da IT One.

Entre os benefícios previstos, a solução DPM busca gerar velocidade na resolução de incidentes, ampliar a visibilidade do ambiente tecnológico para equipe de TI e diminuir os períodos de inatividade dos sistemas (downtime), resultando em uma prestação de serviços com mais qualidade.

A NICE (NASDAQ: NICE) anunciou que a Hyundai Capital America implantou com sucesso a plataforma NICE Engage para gravação de interações omnicanal, a fim de fornecer suporte para o crescimento da empresa de financiamento de veículos, ao mesmo tempo permitindo um melhor serviço de atendimento para seus mais de 1,7 milhão de clientes de varejo. Aproveitando a solução de gravação omnicanal baseada na nuvem da NICE, a Hyundai Capital America é capaz de ampliar de forma segura e eficiente suas operações, permitindo registrar e gerenciar com facilidade dados de interações realizadas através de múltiplos canais e fontes de dados em uma única plataforma.

A plataforma NICE Engage tem ajudado a Hyundai Capital America a melhorar sua eficiência operacional, entender melhor o comportamento de seus clientes e a obter insights de negócios a partir das interações com clientes, ampliando a satisfação e permitindo gravações completas das interações para fins de conformidade. Um dos principais fatores que favorecem esses benefícios é a capacidade da NICE Engage de oferecer suporte para a captura e o encaminhamento de milhares de fluxos de IP simultâneos por meio de uma única plataforma, em tempo real, além de registrar, criptografar e arquivar esses fluxos. Esse recurso também permite a reprodução de ligações do histórico de chamadas capturadas com uma solução de gravação anterior. A plataforma também pôde ser adaptada com facilidade para atender aos requisitos operacionais e de negócios exclusivos da empresa.

A Hyundai Capital America selecionou um modelo de implementação baseado em cloud como parte de sua estratégia de nuvem mais ampla. A empresa de financiamento de veículos não só está se beneficiando de maior flexibilidade e menores custos de TI, mas também aproveitando a plataforma NICE Engage como base para o uso de outros aplicativos corporativos avançados da NICE.

Reety Sandhu, vice-presidente de Soluções de TI da Hyundai Capital America, disse: “Queríamos substituir nossa solução de gravação anterior por algo que proporcionasse melhor Customer Satisfaction Score (CSAT) e nos ajudasse a atingir nossas metas de atendimento ao cliente. A NICE provou ser um parceiro comprometido em nos ajudar a cumprir essa visão. A adoção da plataforma NICE Engage é apenas a primeira etapa para implantar uma ampla oferta de experiência do cliente baseada em cloud, que incluirá aplicativos avançados capazes de gerar imenso valor comercial”.

Yaron Hertz, presidente da NICE Américas, disse: “No mercado atual, acompanhamos um movimento significativo de migração para tecnologias baseadas em cloud. Nós nos orgulhamos de fornecer a solução de gerenciamento de qualidade e gravação em cloud líder do setor. A NICE Engage está ajudando a Hyundai Capital America a proporcionar o melhor serviço de atendimento ao cliente em todos os seus call centers da América do Norte, ao mesmo tempo em que auxilia a empresa a suprir sua demanda por uma solução rápida, flexível e escalável”.