Skip to content

TI para Negócios

Como fazer a tecnologia trabalhar pelo seu sucesso e da sua empresa

Archive

Category: Negócios

A Marriott International, Inc., líder global em hotelaria, e a Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em CRM, acabam de anunciar o lançamento global da nova plataforma de reconhecimento de clientes do grupo hoteleiro. Viabilizada pela Salesforce, a plataforma permite à Marriott interagir de forma contínua e em escala global com os associados de seus programas de fidelidade por meio de seus canais (call centers, propriedades, web e dispositivos móveis).

“O objetivo da Marriott é tornar-se a empresa de viagens mais querida do mundo. A melhor forma de fazer isso é utilizando uma plataforma global de reconhecimento de clientes que conecte os hóspedes à nossa equipe de profissionais, dedicados a encantar pessoas a cada estadia”, diz Brian King, Global Digital & Sales Officer da Marriott International. “Nossa parceria com a Salesforce é essencial para proporcionar uma experiência positiva a nossos hóspedes e, assim, permitir que eles dediquem mais tempo aos seus interesses e atividades durante a viagem”.

Combinando a hotelaria de última geração da Marriott com a inovadora tecnologia de atendimento aos clientes do Salesforce Service Cloud, a plataforma oferece uma visão abrangente dos perfis de cada hóspede, além de informações relevantes que ajudam os agentes a realizar atendimentos personalizados em todos os pontos de contato. Agora a interação é contínua e pode acontecer nas principais plataformas de mensagens e aplicativos móveis, sites e call centers da Marriott, sem perda de dados e informações.

“Não existe um hóspede ou viajante típico. Todos nós temos necessidades, motivações e expectativas únicas e esperamos viver uma experiência personalizada”, diz Taimur Khan, gerente geral da Salesforce e vice-presidente de viagem, transporte e hotelaria. “Graças à Salesforce, a Marriott pode oferecer um serviço conectado e personalizado através do canal de preferência de cada cliente, do planejamento da viagem até sua realização e, assim, redefinir as expectativas ao longo de toda a jornada do viajante”.

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que o Instituto Mauá de Tecnologia é o primeiro Centro Certificador Acadêmico no Brasil. Inicialmente, a Instituição de Ensino está apta a fornecer treinamento e certificação de CATIA, software líder de Engenharia para projetos de excelência com uso de CAD 3D. Com a parceria, clientes, profissionais, parceiros e estudantes poderão expandir seus conhecimentos e certificar suas aptidões em relação às práticas internacionais e normas do mercado.

Os projetos de colaboração entre a Dassault Systèmes e a instituição não são recentes. O Instituto Mauá de Tecnologia é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. Considerado uma das melhores Instituições de Ensino Privado do País, foi a primeira universidade do Brasil a adquirir a plataforma 3DEXPERIENCE, que integra processos de negócios e de desenvolvimento de produtos em um ambiente digital. Com ela, professores e alunos de Engenharia desenvolvem projetos para os mais diversos segmentos, incluindo aplicações para a Indústria 4.0, por meio de um aprendizado na prática e com os modelos mais avançados para a criação de produtos e fábricas inteligentes. A Prosys Educacional, solution partner da Dassault Systèmes, apoiou o processo de implementação das soluções, entendendo as necessidades do projeto e promovendo a capacitação dos professores.

O Instituto tem investido em diversas iniciativas relacionadas à aplicação da tecnologia ao mercado de trabalho, incluindo treinamentos profissionalizantes e até mesmo a criação de um Smart Campus para pesquisas relacionadas à Internet das Coisas (IoT).

“O universo acadêmico é fundamental para a Dassault Systèmes e, por isso, ficamos extremamente satisfeitos em anunciar esta parceria com um importante Centro de Ensino e Pesquisa do Brasil. Este programa de certificações proporciona a oportunidade única de atestar habilidades de profissionais brasileiros, evidenciando suas competências e contribuindo para um currículo com mais credibilidade, que é fundamental para o sucesso em um mercado tão competitivo”, afirma Ligia Oliveira, Business Development for Academia da Dassault Systèmes para América Latina.

O CATIA é um software que oferece tanto a possibilidade de modelar produtos, como também de simular e analisar o seu comportamento no mundo real. Ela permite otimizar a conclusão dos projetos, bem como a configuração de sua produção, graças às diversas funções integradas, como montagem, cinemática, captação do conhecimento e a troca de dados em toda a cadeia de desenvolvimento.

“Ao oferecermos para os alunos ferramentas consagradas mundialmente, estamos construindo conhecimentos que vão prepará-los para se destacarem em suas profissões, diferenciando-se como empreendedores ou superando as expectativas das empresas com as quais trabalharão”, explica o professor Marcello Nitz, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para a emissão da certificação, é necessário realizar o curso e as provas que atestam o conhecimento da solução. A primeira turma teve início em março de 2018 e a próxima iniciará em agosto deste ano. Esse projeto na Mauá está sendo tratado como uma atividade complementar para os cursos de Administração, Engenharia e Design, e o responsável na Instituição é o professor Jorge Kawamura.

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, estima que o valor global de negócios derivados de Inteligência Artificial (IA) será de US$ 1,2 trilhão em 2018, cifra que representa um aumento de 70% em relação a 2017. A estimativa do Gartner é que o setor de Inteligência Artificial movimente US$ 3,9 trilhões em 2022.

A previsão de valor de negócios derivados de Inteligência Artificial do Gartner analisa o valor total de negócio nos setores verticais de todas as organizações abrangidas pelo Gartner. Há três recursos diferentes de valor de negócios de IA: experiência do cliente, renda nova, e redução de custo.

Experiência de cliente: Positiva ou negativa possui efeito no custo indireto. A experiência do cliente é uma condição prévia necessária para a adoção em ampla escala da tecnologia de IA para destravar seu potencial pleno e capacitar valor.
Renda nova: Vendas crescentes de produtos e serviços existentes, e/ou a oportunidade de criar produto ou serviço novo além da situação atual.
Redução de custo: Custos reduzidos incorridos na produção e distribuição daqueles produtos e serviços novos ou atuais.
“Inteligência Artificial promete ser a classe mais disruptiva de tecnologias durante os próximos 10 anos devido aos avanços no poder, volume, velocidade e variedade de dados, assim como avanços nas redes neurais profundas (DNNs)”, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Uma das maiores fontes agregadas para produtos e serviços aperfeiçoados de IA adquiridos pelas organizações entre 2017 e 2022 será soluções para áreas que tenham necessidade. Executivos de negócios orientarão investimentos nesses produtos, originados de milhares de fornecedores especialistas, estreitamente focados com aplicativos específicos melhorados de IA”.

O crescimento do valor de negócios de Inteligência Artificial mostra o padrão típico de curva em formato de ‘S’, associado com uma tecnologia emergente. Em 2018, a taxa de crescimento é estimada em 70%, mas vai desacelerar. Após 2020, a curva diminuirá, resultando em um crescimento em um ritmo mais lento nos próximos anos.