Em parceria com a Dynatrace, líder mundial em inteligência de software, o Ministério Público de Minas Gerais obteve melhorias significativas em seu ambiente tecnológico com a implementação da solução DPM (Digital Performance Management). A ferramenta tem como objetivo diminuir o tempo de resposta aos problemas de TI, detectando as falhas rapidamente, antes que o usuário final seja afetado.

“A TI tem um papel essencialmente estratégico para o Ministério Público, uma vez que a atuação do promotor de Justiça depende completamente dos sistemas de informação e do seu bom funcionamento. Com a solução de DPM, ganhamos produtividade para atender mais prontamente os cidadãos”, diz Maria Claudia Guatimosim, Superintendente do Ministério Público de Minas Gerais.

Um dos principais desafios do projeto é otimizar o atendimento e a eficiência para os sete mil promotores e servidores que prestam serviços no órgão público. Antes de implantar solução da Dynatrace, as equipes do MP não estavam integradas em um mesmo processo. Agora, com a DPM, profissionais da instituição podem detectar e isolar problemas técnicos com mais rapidez, garantindo o bom desempenho do ambiente de TI.

“Havia uma dificuldade maior de entendimento entre as equipes de infraestrutura e desenvolvimento porque cada uma era responsável por parte da solução. Os problemas só chegavam ao conhecimento das equipes depois da abertura de vários chamados semelhantes. Após a implementação da solução da Dynatrace, a comunicação entre as áreas ficou mais efetiva e, com isso, houve melhoria no tempo de resolução”, afirma Maria Claudia.

Implementada pela IT One, empresa parceira da Dynatrace, a solução de DPM oferece agilidade e uma comunicação unificada entre os times que trabalham com tecnologia diariamente. “O ambiente de TI do Ministério Público de Minas Gerais é extremamente heterogêneo, com equipamentos e sistemas desenvolvidos e fornecidos por diversos parceiros do mercado, o que torna a administração bastante complexa e a avaliação de problemas um desafio”, explica Fernando Mellone, Senior Territory Manager da Dynatrace.

Com a nova solução da Dynatrace, os tempos de avaliação e resolução de problemas melhoraram significativamente. “Agora, o Ministério Público conseguiu estabilizar suas aplicações para que o Promotor de Justiça possa atuar perante o Judiciário com excelência e prestar um atendimento de maior qualidade à população”, diz Filipe Figueroa, Consultor de Negócios da IT One.

Entre os benefícios previstos, a solução DPM busca gerar velocidade na resolução de incidentes, ampliar a visibilidade do ambiente tecnológico para equipe de TI e diminuir os períodos de inatividade dos sistemas (downtime), resultando em uma prestação de serviços com mais qualidade.