Todas as grandes empresas já têm áreas em seus sites de internet destinadas a receber currículos de profissionais. Esses currículos armazenados normalmente são os primeiros a serem consultados na hora em que essas empresas precisam preencher uma determinada vaga.

As empresas também usam a própria internet para pesquisar o perfil de seus candidatos a vagas de emprego. Os recrutadores já aprenderam que com poucos cliques podem obter informações preciosas dos profissionais.

Os sites profissionais como Linkedin, por exemplo, oferecem informações sobre as conexões profissionais das pessoas cadastradas no sistema. Além disso, outras comunidades online de uso pessoal também são consultadas: entre elas o Orkut, Facebook e o MySpace.

Aqui vale, então, uma dica – especialmente para os mais jovens: preste bastante atenção nas comunidades que você escolhe para participar. Veja se você realmente tem identificação com elas, porque servirão de base para avaliar o seu perfil.

Outra orientação importante para quem está procurando um novo trabalho é a seguinte: pesquise os sites das empresas onde gostaria de trabalhar e cadastre-se, deixando o seu currículo arquivado.

Vale lembrar que no caso das empresas de tecnologia 100% dos contratados são os que se registraram online, porque isso mostra que o profissional está familiarizado com a tecnologia e sabe usá-la para realizar negócios – inclusive para encontrar seu novo emprego.

E para encerrar, vale sempre manter o contato online com seus amigos e colegas. Afinal, uma boa rede de contatos pode fazer uma grande diferença na sua vida profissional.