O varejo online brasileiro está em plena expansão: movimentará R$ 15 bilhões em 2010, segundo previsões da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.NET). O crescimento será superior a 40% em relação ao ano passado, de acordo com os mesmos dados.
Para Gerson Rolim, diretor-executivo da Camara-e.NET, entrevistado do próximo sábado no “TI para Negócios”, o comércio eletrônico brasileiro representa uma das “caras de primeiro mundo” do Brasil.
De 1998 a 2008, a taxa de crescimento do varejo online ficou em 45% ano a ano. Em 2009, devido à crise econômica gerada pelas operações do mercado imobiliário norte-americano, o crescimento caiu para 30%. Mas, neste ano, o número deve retornar a um patamar superior a 40%.
Assim, em 2010, a receita com transações online deverá superar os R$ 15 bilhões, excluindo vendas de veículos, passagens aéreas e leilões online.
Para se ter uma idéia, o varejo online cresceu 30% em 2009 e, no mesmo período, o varejo off-line (das lojas de ruas e shoppings) cresceu perto de 10%. Isso mostra que o comércio pela internet está cada vez mais conquistando os consumidores brasileiros.
Vale ressaltar que o sucesso do e-commerce no Brasil não é comum. A nossa vizinha Argentina, por exemplo, tem um comércio eletrônico extremamente inferior ao brasileiro. Enquanto o Brasil opera 50% das transações de e-comércio com consumidores na América Latina, a Argentina só consegue colocar na internet 5% dos negócios, segundo dados apontados pelo diretor executivo da Câmara-e.NET, Gerson Rolim.
O fenômeno, segundo ele, se deve ao fato de os grandes grupos comerciais do Brasil terem aderido à internet desde 1998, enquanto que na Argentina as grandes redes de comércio demoraram mais para aderir à economia digital.
Ponto positivo para o Brasil no mercado internacional.
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