Por Bruno Alves, Diretor de Estratégias Digitais da Plusoft

Mergulhar na Transformação Digital se tornou obrigação para empresas que desejam se manter ativas no mercado, competindo de igual para igual com seus concorrentes. Entender o contexto em que as pessoas vivem, totalmente conectadas e com fontes de informações fragmentadas, é essencial para as companhias revolucionarem seu modelo de negócio.

Quando chegou ao Brasil no final da década de 1990, a Internet era alvo de dúvida das empresas, que questionavam se realmente valeria a pena estarem conectadas, terem e-mail e website. O passado parece tão distante diante dessa nova era na qual o digital, em poucos anos, ganhou força extraordinária. As prioridades empresariais do momento estão centradas na necessidade de automatizar os processos, criar aplicativos mobile e soluções chatbot para executar as tarefas repetitivas de rotina e liberar profissionais para funções mais estratégicas.

As mudanças já em curso nos modelos e processos dos negócios se tornaram urgentes para atender a um novo consumidor que está chegando ao mercado. Segundo estimativas da revista Fast Company, a geração Z representará 40% de todos os consumidores até 2020. Esses consumidores, considerados digitais e que nasceram a partir de 1994, são os que mais cobrarão de companhias mudanças condizentes com a era digital no que se refere a atendimento, relacionamento e produtos personalizados para suas necessidades e interesses.

Atender às expectativas desse público chamado de consumidor 3.0 é uma tarefa desafiadora para as corporações que pretendem se destacar nos próximos anos. Para cumprir esse desafio, a primeira missão é aderir inteiramente a estratégia omnichannel – convergência de todos os canais em uma única plataforma- para que, por meio das soluções tecnológicas, as empresas explorem todas as possibilidades de interação com seus públicos de forma contínua e personalizada. A ominicanalidadeé um caminho sem volta para empresas que desejam fidelizar seus clientes.

Além do desafio de incorporar a Transformação Digital, a inclusão dos departamentos backoffice será mandatória para as organizações que desejam sucesso nesse novo movimento. Não adianta as companhias investirem na modernização de toda a operação sem antes preparar a equipe para isso. A Transformação Digital não envolve apenas tecnologia, mas, sim, planejamento e coragem para a mudança. Por essa máxima entende-se que a modernização depende muito mais da aderência e familiarização dos colaboradores com todas as tecnologias, sendo que a infraestrutura vem logo na sequência para apoiar a visão desses líderes.

A inovação nem sempre acontece quando usamos várias ferramentas tecnológicas ao mesmo tempo. É fundamental, antes de tudo, mudar a forma como a organização enxerga os recursos, a maneira que executa os processos e como utiliza as soluções tecnológicas para alcançar os resultados desejados. Igualmente importante é entender quais tecnologias são essenciais para cada negócio e estar ciente de que não existe empresa bem-sucedida se ela não tiver uma boa estrutura de TI, assim como modernos sistemas e equipamentos. Com a equipe engajada na Transformação Digital e todas as etapas sugeridas cumpridas, a próxima fase é manter toda a operação com a máxima eficiência e buscar inovar constantemente, ainda que em pequenos detalhes.

Tem se consolidado dentro das empresas um movimento de transformação para proporcionar experiências customizadas para seus diversos consumidores. Companhias estão intensificando investimentos em soluções que coletam e analisam diferentes perfis de clientes. Segundo pesquisa da Forrester Research, o uso de tecnologias como CRM e Customer Analytics pelas organizações deve aumentar 28% este ano. Esses sistemas são responsáveis por armazenar e conectar de forma inteligente informações sobre atividades de consumidores e suas interações com as marcas, provendo informações importantes para a tomada de decisões de executivos sobre os rumos dos negócios e a criação de novos produtos. O CRM deverá continuar como um dos segmentos de crescimento mais acelerado no mundo em relação aos investimentos das corporações em Transformação Digital.

Está comprovado que a nova era digital pode impulsionar o lucro das organizações. De acordo com a pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, da Accenture, as corporações baseadas em Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que outras céticas ao tema. Estimativas indicam, ainda, que há pelo menos US$ 100 trilhões que poderiam ser injetados nos negócios e na sociedade com a adoção da Transformação Digital. Os números provam que esse é um caminho sem volta. Os líderes que acreditarem em digital terão mais condições para transformar suas empresas em modelos de crescimento e de sucesso para o mercado. Vale a pergunta: você ficará para trás?