O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, estima que o valor global de negócios derivados de Inteligência Artificial (IA) será de US$ 1,2 trilhão em 2018, cifra que representa um aumento de 70% em relação a 2017. A estimativa do Gartner é que o setor de Inteligência Artificial movimente US$ 3,9 trilhões em 2022.

A previsão de valor de negócios derivados de Inteligência Artificial do Gartner analisa o valor total de negócio nos setores verticais de todas as organizações abrangidas pelo Gartner. Há três recursos diferentes de valor de negócios de IA: experiência do cliente, renda nova, e redução de custo.

Experiência de cliente: Positiva ou negativa possui efeito no custo indireto. A experiência do cliente é uma condição prévia necessária para a adoção em ampla escala da tecnologia de IA para destravar seu potencial pleno e capacitar valor.
Renda nova: Vendas crescentes de produtos e serviços existentes, e/ou a oportunidade de criar produto ou serviço novo além da situação atual.
Redução de custo: Custos reduzidos incorridos na produção e distribuição daqueles produtos e serviços novos ou atuais.
“Inteligência Artificial promete ser a classe mais disruptiva de tecnologias durante os próximos 10 anos devido aos avanços no poder, volume, velocidade e variedade de dados, assim como avanços nas redes neurais profundas (DNNs)”, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Uma das maiores fontes agregadas para produtos e serviços aperfeiçoados de IA adquiridos pelas organizações entre 2017 e 2022 será soluções para áreas que tenham necessidade. Executivos de negócios orientarão investimentos nesses produtos, originados de milhares de fornecedores especialistas, estreitamente focados com aplicativos específicos melhorados de IA”.

O crescimento do valor de negócios de Inteligência Artificial mostra o padrão típico de curva em formato de ‘S’, associado com uma tecnologia emergente. Em 2018, a taxa de crescimento é estimada em 70%, mas vai desacelerar. Após 2020, a curva diminuirá, resultando em um crescimento em um ritmo mais lento nos próximos anos.