A Econocom Brasil, subsidiária do grupo Econocom e líder em soluções de transformação digital, anuncia que o Banco Neon usa a Econocom como seu parceiro de BI/Analytics. Conhecido como o primeiro banco brasileiro 100% digital, o Banco Neon opera sem agências físicas, com experiência digital de ponta a ponta. Hoje, o Neon conta com 350 mil usuários. “Entender o comportamento dos nossos usuários é algo fundamental para que continuemos a entregar a melhor experiência possível”, explica Alexandre Alvares, CMO do Neon. “Conseguir analisar os números por trás do uso nosso produto nos ajuda a priorizar o desenvolvimento de serviços financeiros, além de colaborar, também, com a definição de aonde devemos focar nossos esforços”. Para atingir esses objetivos, o Banco Neon decidiu implementar a plataforma Tableau de inteligência de negócios. Nessa empreitada, o Banco Neon contou com serviços prestados pela Econocom.

Para Alvares, os resultados do uso da plataforma de BI/Analytics dentro do Neon já se fazem notar. “Quando iniciamos esse processo, esperávamos – e já estamos conseguindo – conquistar uma visão completa e integrada do comportamento dos nossos usuários. Essa análise deveria ser feita de forma profunda e detalhada, com um acesso fácil para quem precisa”. Em poucos meses de uso do Tableau os profissionais do Banco Neon já conseguiram elevar consideravelmente o nível de visibilidade sobre os negócios. “E, a cada novo painel, o processo se torna mais rápido”, observa Alvares.

A busca do Banco Neon pela melhor solução de business dashboard foi baseada em critérios muito claros. “Para estruturar nossa frente de inteligência, sabíamos que era necessário identificar uma ferramenta completa em termos de gama analítica e que fosse, também, escalável”, define Alvares. Ao final do processo de seleção, o time Banco Neon encontrou o que estava procurando. “Além de cumprir esses quesitos, o Tableau nos entrega diversas integrações, bem como vasto material de suporte para nos auxiliar na construção de nossas análises de negócios”.

Para André Pedrosa, country manager da Econocom Brasil, o Banco Neon vive plenamente a transformação digital e encontra, no Tableau, uma forma de transformar dados em insights que irão gerar novos negócios, novas experiências para os correntistas. “A cultura de inovação e ousadia do time Neon exige que se tenha plena visibilidade sobre os negócios – isso é algo que a plataforma Tableau entrega, e entrega de modo rápido, consistente e atraente”. A facilidade de uso desta plataforma não diminui a força do engine de análise de dados do Tableau: a solução já vem com conectores prontos para os grandes repositórios de dados corporativos como Oracle, SAP, SalesForce, etc.

Pedrosa observa que, enquanto soluções tradicionais de BI/Analytics demandam um longo tempo de projeto e implementação para começarem a mostrar resultados, o Tableau destaca-se por ser um ambiente intuitivo, de fácil aprendizagem e impacto imediato. “Clareza e inovação fazem parte do DNA do Banco Neon; a solução Tableau/Econocom colabora para a preservação desse espírito”.