A operação no e-commerce requer o gerenciamento de custos e procedimentos que previnam fraudes e evitem transtorno para os clientes. Acompanhando o mercado, a CyberSource, empresa pioneira nos serviços de gerenciamento de fraudes e pagamentos on-line para comerciantes de médio e grande porte, realizou uma pesquisa com seus principais clientes e levantou as 10 fraudes on-line mais recorrentes na América Latina em 2017.
A Cyber é a primeira empresa de gerenciamento de pagamentos de e-commerce do mundo. A empresa oferece um portfólio completo de serviços que simplificam e automatizam as operações de pagamentos. Os clientes usam as soluções das marcas CyberSource e Authorize.net para processar pagamentos on-line, simplificar o gerenciamento de fraudes on-line e a segurança dos pagamentos. Atualmente, mais de 400.000 empresas no mundo inteiro utilizam as soluções da CyberSource.
1. Fraude de controle de conta
Forma de roubo de identidade em que o fraudador obtém acesso às contas bancárias ou ao cartão de crédito da vítima – por meio da violação de dados ou do uso de malware ou phishing – utilizando as informações para fazer transações não autorizadas.
2. Fraude de afiliada
Atividade fraudulenta gerada por uma afiliada na tentativa de gerar receita ilegítima; por exemplo, afiliadas que induzem estabelecimentos comerciais a pagar comissões não devidas.
3. Botnets
Rede privada de computadores infectados com um software malicioso. Esses computadores são controlados como um grupo, sem o conhecimento de seus proprietários; por exemplo, para roubar dados, enviar spam e permitir que criminosos acessem dispositivos.
4. Teste de cartão
Quando fraudadores usam as lojas on-line para testar informações do cartão de crédito que estão em seu poder. O objetivo é “testar” os cartões para descobrir se eles foram bloqueados/cancelados, e se os limites de crédito foram atingidos.
5. Fraude “limpa”
Utiliza informações roubadas do cartão de crédito e, com grande quantidade de dados pessoais, os criminosos efetuam compras fazendo-se passar pelos verdadeiros portadores do cartão sem levantar suspeitas. Assim manipulam as transações para burlar as funcionalidades de detecção de fraude.
6. Fraude “amigável”
Ocorre quando o consumidor faz uma compra on-line usando seu próprio cartão de crédito e após receber o produto ou serviço, solicita o estorno ao banco emissor. Uma vez aprovado, o estorno cancela a transação financeira e o consumidor recebe de volta o montante gasto.
7. Roubo de identidade
Uso deliberado da identidade de outra pessoa, normalmente para obter vantagens financeiras, crédito e outros benefícios em seu nome.
8. Lavagem de dinheiro
Processo que oculta as origens de fundos obtidos ilegalmente, por transferências de recursos envolvendo bancos estrangeiros ou empresas legítimas. Isso faz com que fundos obtidos ilegalmente ou “dinheiro sujo” pareçam legais ou “limpos”.
9. Phishing/pharming/whaling
São técnicas de engenharia social utilizadas para pessoas físicas, jurídicas ou empresas, ou para atraí-los para sites falsos na tentativa de obter informações como números de cartão de crédito, senhas bancárias e outros dados.
10. Esquemas de triangulação
Criminosos usam cartões de crédito roubados para comprar mercadorias arrematadas em leilões on-line ou adquiridas em sites de e-commerce. Em seguida, revendem essas mercadorias a clientes legítimos, que não estão envolvidos na fraude.
Origem dos dados:
Sobre a Visa – A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Operamos uma das mais avançadas redes de processamento – a VisaNet – que é capaz de processar mais de 65 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito ou fixa taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições parceiras oferecer aos consumidores mais opções: pagar agora com o débito, adiantado com o pré-pago ou tempos depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite www.visa.com.br, siga-nos no twitter @VisaNewsBr ou no LinkedIN.
Sobre a Cyber – Criada no início do e-commerce, em 1994, a CyberSource foi uma das pioneiras nos serviços de gerenciamento de fraudes e pagamentos on-line para comerciantes de médio e grande porte. Em 2007, adquirimos o provedor norte-americano líder no ramo de serviços de pagamentos para pequenas empresas, a Authorize.Net. Dessa forma, expandimos nossa presença no mercado e cobrimos desde pequenos empreendedores até as maiores marcas internacionais. Em 2010, a CyberSource foi adquirida pela Visa, funcionando como uma subsidiária integral da empresa. A empresa está sediada em Foster City, Califórnia, com escritórios na Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio e Estados Unidos.
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