A Valid Certificadora Digital promove o VALID Credentials (http://vc.validcertificadora.com.br/), aplicativo para dispositivos móveis, que permite aos usuários a emissão e o gerenciamento dos certificados digitais e de atributos, armazenados diretamente em seus smartphones e tablets. Além de gerenciar credenciais, o VC funciona como um assinador digital de bolso.

“A assinatura digital atribui presunção de validade jurídica aos documentos eletrônicos, e com o VC o signatário pode assinar qualquer documento eletrônico, prescindindo do uso de papel, promovendo a redução de custos operacionais envolvidos na impressão, distribuição, guarda e descarte de documentos em papel, tudo diretamente do dispositivo móvel”, explica Márcio Nunes, diretor-geral da Valid Certificadora.

O executivo lembra que o uso do aplicativo traz mais comodidade e segurança aos usuários de certificados digitais, principalmente profissionais que tenham necessidade de mobilidade no uso de seus certificados, como empresários, advogados, médicos e contadores, entre outros. “Não importa se o usuário precisa assinar digitalmente um documento no computador ou no smartphone. O VC comunica-se de forma transparente com sistemas legados, sem requerer nova codificação. Use o VC para assinar documentos em qualquer sistema que use certificados digitais e aproveite a conveniência da mobilidade com segurança”, afirma.

Nunes explica que o app está disponível para download na Apple Storee noGoogle Play em duas versões: uma gratuita para os clientes Valid e uma paga, voltada àqueles que queiram utilizar o aplicativo para armazenar os certificados de outras Autoridades Certificadoras ICP-Brasil. De acordo com o executivo, estão disponíveis no aplicativo os seguintes tipos de certificados digitais:

· e-CPF e e-PF Mobile A1 (R$ 190)
· e-CNPJ e e-PJ Mobile A1 (R$ 259)
Em relação aos seus concorrentes, o VC permite a emissão do certificado digital diretamente no dispositivo móvel, garantindo a mesma experiência de outros certificados da VALID. A segurança, a facilidade de uso e a integração com certificados de atributo são outros grandes diferenciais da solução. Nunes destaca ainda diferenciais como:

Assinatura de documentos;
Digitalização de documentos, com assinatura, armazenamento e gerenciamento;
Coleta de imagem, com validade jurídica, armazenamento e gerenciamento;
Serviço de assinatura integrado, realizado através do aplicativo do VC e do VC Connect sem contratações extras de serviços;
Carregamento e validação dos certificados de atributo, ex: Carteira de Identificação Estudantil (CIE) de acordo com DOC-ICP 16 e DOC-ICP 16.01.
“Entendemos que a mobilidade é fator importante no dia a dia das pessoas. Permitir o uso do Certificado Digital de maneira a simplificar a rotina de seus usuários é uma forma de incentivar o seu uso, colocar em prática a desmaterialização de processos e inserir os usuários na transformação digital como forma de facilitar a vida real”, conclui Nunes.