Mantendo um grande foco em Energia Distribuída, a Siemens implementará equipamentos de automação, proteção e controle nas usinas de geração de energia localizadas nos municípios isolados de Afuá, Alenquer, Faro, Gurupá, Juruti, Monte Alegre, Muaná, Oeiras do Pará, Porto de Moz, Prainha, São Sebastião da Boa Vista e Terra Santa, todas localizadas no estado do Pará.

As usinas serão monitoradas por uma central única, que coletará informações operacionais de forma remota, evitando o deslocamento de equipes e proporcionando maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia aos mais de 160 mil moradores da região.

“Teremos um sistema completo, de fácil manuseio que oferece uma gestão de energia de forma prática e segura. Conseguiremos aprimorar o monitoramento e controle de índices de geração, consumo de combustível e acesso remoto de diversos parâmetros técnicos que trarão mais disponibilidade às usinas. Um benefício deste processo é reduzir os índices de desligamento (DEC/FEC), e ter operações com os maiores parâmetros de eficiência técnica e contratual”, explica Sérgio Jacobsen, diretor de Digital Grid da Siemens no Brasil.

Na solução, estão contemplados equipamentos de supervisão e coleta de dados local, como Unidades Terminais Remotas (UTRs) e Switches de comunicação; dispositivos de proteção e controle da linha Reyrolle; uma estação de operação e visualização local em cada uma das 12 usinas, e um centro de controle com sistema SICAM SCC para visualização de todas as plantas.