Os desafios tributários e fiscais brasileiros são únicos. Com um dos maiores custos para a manutenção de conformidade legal do mundo (o chamado cost to comply), as empresas brasileiras buscam soluções diferenciadas e criativas para garantir conformidade com eficiência. De olho nessa demanda, a SAP desenvolveu o Tax Declaration Framework (TDF), plataforma dentro de seu ERP que concentra a geração das obrigações fiscais e trabalhistas exigidas pelo fisco federal e fiscos estaduais, de forma inteiramente nativa (sem integração). Visando aportar inteligência fiscal ao TDF, a SAP buscou, entre outros parceiros, a experiência e conhecimento da SYNCHRO, empresa que, há 25 anos, provê soluções para a conformidade fiscal tributária de seus clientes.
Para Reinaldo Yocida, vice-presidente de vendas de soluções analíticas da SAP no Brasil, “os papéis do parceiro e da SAP são complementares. O objetivo de ambos é desenvolver um framework que possibilite a saída das funcionalidades tributárias do sistema de gestão de negócio (ERP) propriamente dito e migrem para esse ambiente fiscal e tributário”. De acordo com Yocida, a SYNCHRO entendeu as necessidades da SAP e redesenhou suas soluções fiscais com foco no sistema da empresa e, hoje, o SYN4TDF funciona como um módulo nativo dentro do sistema da SAP, eliminando a necessidade de integração entre os sistemas. Pelo lado da SYNCHRO, a nova solução irá trazer maior conformidade e automação nos processos de apuração, geração, validação, entrega e cruzamento de obrigações acessórias dos usuários SAP. A solução permite, por exemplo, a aplicação de validações do PVA (Programa Validador de Arquivos provido pelos Fiscos brasileiros) ao longo do processo de apuração, sem que o usuário tenha que usar a ferramenta do Fisco
Segundo Ricardo Funari, diretor comercial da SYNCHRO, “o SYN4TDF é uma solução com cobertura end to end, do monitoramento legal ao armazenamento de obrigações e recibos, suportando os processos de apuração, geração, validação e entrega, com a rastreabilidade necessária para responder às auditorias e fiscalizações. O SYN4TDF traz aos usuários SAP, entre outros diferenciais, o fim da necessidade de integração, já que o framework é nativo do ERP. Processos que não agregam valor, como a integração de sistemas, o download de PVAs, a transmissão e armazenamento de arquivos, são eliminados, automatizados ou encurtados pelo maior poder de processamento da tecnologia (HANA) na qual o TDF foi desenvolvido e o conhecimento fiscal incorporado à solução. A redução de processos sem valor de negócio traz como principais benefícios a redução do custo de conformidade, aumento da janela de tempo para a entrega de obrigações e a liberação dos usuário para atividades de análise e tomada de decisão”, conclui Ricardo Funari.
O SYN4TDF está disponível e é suportado para o qualquer Business Suite (ERP) que seja baseado em NW 7.4 ou superior (até o momento NW 7.5).