A Unisys intensifica sua atuação no mercado de análise avançada de dados (Advanced Data Analytics) com a meta de triplicar sua equipe de cientistas de dados na América Latina. No mundo já são mais de 300 profissionais com esse perfil, cuja principal função está em construir modelos prescritivos e preditivos que auxiliem os clientes a utilizar uma massa de dados para a tomada de melhores decisões de negócios.

O crescente uso de dispositivos móveis e a ampla difusão da Internet das Coisas (IoT) alavancou a geração de informações. O Gartner prevê que 8,4 bilhões de dispositivos conectados estarão em uso em todo o mundo até o fim deste ano. Estes dados podem ser avaliados de forma cada vez mais qualitativa para que se transformem em insights e apoiem a tomada de decisão pelas empresas, além de auxiliar governos em questões críticas nos serviços oferecidos aos cidadãos.

Uma recente pesquisa do Gartner indicou que Business Intelligence/ Analytics é a principal prioridade entre os gastos de tecnologia por parte dos CIOs na América Latina. Já a IDC aponta que esse mercado atingirá a cifra de US$ 187 bilhões no mundo até 2019.

A Unisys oferece soluções de data analytics para diferentes setores econômicos, utilizando metodologias de mercado e modelos preditivos desenvolvidos por um grupo de cientistas de dados. Entre elas se destaca a plataforma de cyber analytics, que identifica anomalias na rede e antevê possíveis ameaças à segurança com base na utilização de algoritmos de machine learning, uma tecnologia de inteligência artificial que tem a capacidade de aprender por meio de padrões e regras pré-estabelecidas, sem a necessidade de que sejam pré-programadas.

Além disso, a iniciativa “Cidades Seguras” (ou Safe Cities, em inglês) fornece ferramentas e recursos que auxiliam a prevenir e combater crimes. Um importante componente do portfólio, a solução Digital Investigator, permite que as organizações investiguem informações além dos limites tecnológicos e de fronteiras geográficas. O sistema fornece os recursos necessários para capturar e analisar a crescente variação e complexidade do conjunto de dados, fundamentais para que os profissionais de agências de aplicação da lei possam basear-se para combater ações criminosas.

Destaca-se também o uso de beacons, pequenos sensores que permitem a captura de informações em tempo real, para análise da atividade em um fluxo de pessoas. Esta tecnologia pode realizar análises em diferentes localidades, desde aeroportos até supermercados, shoppings centers ou agências governamentais que prestam atendimento aos cidadãos.

As soluções de Data Analytics são amplas e suas aplicações são bastante variadas. A análise dos dados coletados por dispositivos conectados permite a criação de padrões preditivos com base nas preferências e no comportamento dos usuários. Mark Loucks, cientista de dados sênior da Unisys, indica que são inúmeras as possibilidades para as empresas aumentarem suas receitas e se prevenirem de cyber ataques com o uso de soluções de análise avançada de dados.

“Trabalhar com analytics traz uma mudança fundamental baseada na previsão orientada por dados, o que garante às empresas melhor desempenho e ganhos em competitividade. Apostamos na expertise global da Unisys e na utilização de múltiplas tecnologias para atender cada cliente em seu desafio específico de negócios, ajudando-o a identificar oportunidades e possíveis riscos”, explica Loucks.