Por Sabrina Nunes*
Estamos na era das experiências tecnológicas em que o compartilhamento de informações e vivência com produtos e/ou serviços são feitos diariamente e influenciam a forma de consumo das pessoas. Entretanto, a venda olho no olho, o contato pessoal, a sensação tátil e porque não citar o cheiro, interferem e muito no momento da aquisição de um item. Essa constatação influencia também o nicho do e-commerce.
Em 2012 comecei a estudar como os nossos cinco sentidos – audição, visão, paladar, tato e olfato – interferiam na forma que as clientes da Francisca Joias preenchiam o carrinho no e-commerce. Investi cerca de 10 mil reais em pesquisas e constatei que a experiência sensorial e a fragrância ao receber a semijoia em casa era um dos pontos-chave para reincidência da compra. Percebi que precisava criar uma identidade da marca Francisca Joias por meio de cheiros e despertar uma memória positiva das mulheres que compravam as semijoias.
Desta forma, para cada tipo de semijoia – brincos, colares, pulseiras, anéis, e chokers – comecei a associar uma fragrância e para cada item recebido, as minhas clientes, tinham uma experiência com a marca. As pessoas tem a sua própria identidade, logo adquirir uma semijoia traduz um pouco do estilo dessa mulher. Isso não podia ser diferente no que tange o odor associado a essa semijoia eleita.
Para dar sequência ao planejamento de associar fragâncias as semijoias, realizei uma pesquisa com as consumidoras da Francisca Joias para captar a experiência sensorial que tiveram, o resultado foi positivo. Dessa forma, contratei uma empresa especializada em associar fragâncias a produtos e aumentei as vendas das semijoias no meu e-commerce cerca de 35% em 2016.
Quando queremos algo devemos delimitar uma meta, tentar até completarmos o estipulado e não desviar dos nossos objetivos. Tomar uma decisão é uma das melhores coisas, por isso decida investir no cheirinho do seu e-commerce e fature mais.
*Sabrina Nunes é CEO da Francisca Joias
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