Águas de São Pedro, município no interior do estado de São Paulo, contará com tecnologia de ponta em seus serviços de assistência à saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi informatizada para receber uma inovadora plataforma tecnológica que promoverá melhorias à assistência clínica e os processos administrativos.

A iniciativa é uma importante etapa do projeto “Águas de São Pedro – Cidade Digital e Inteligente”, liderado pela Tacira, empresa do promissor mercado de cidades inteligentes. Para a realização desta etapa, a Tacira contou com a parceria da empresa everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, que atua no setor de saúde há mais de 15 anos. “Este projeto terá início com o desenvolvimento de um cadastro qualificado dos moradores de Águas de São Pedro e, além da importância específica no segmento da saúde, tem a missão de integrar todas as informações na plataforma de gestão de informação para cidades. Isso é de grande importância para a maturaridade do segmento de Smart Cities e para a Tacira, que defende o conceito da visão holística para melhoria da gestão e otimização de custos,” declara Katia Galvane, diretora da Tacira responsável pela área de estratégia e comercial da empresa.

Um dos pilares desta melhoria da assistência à saúde para o cidadão é a criação da ‘História Clínica Eletrônica’, que possibilitará a adequada identificação dos pacientes e o armazenamento de todo histórico clínico e prontuário eletrônico em nuvem. O projeto também prevê o processo de agendamento das consultas, ficha de anamnese, formulários de atendimento, receituário de medicamentos e exames, além da continuidade assistencial por meio da estação clínica a ser utilizada pelos médicos da UBS. E, no futuro, pretende estender o processo de informatização, por meio do sistema ehCOS Clinic, ao pronto atendimento da cidade.

Para garantir a agilidade da implantação, a everis forneceu oito computadores que serão utilizados na UBS pelos profissionais clínicos, até que a cidade possa adquirir os equipamentos para este fim. Segundo, Raphael Saueia Bueno, executivo que lidera o atendimento às empresas do setor de saúde da everis no Brasil, “com a digitalização dos processos, é possível proporcionar melhoria significativa na eficiência do modelo de rede de saúde da região. A implementação desta tecnologia permitirá que a UBS de Águas de São Pedro tenha, em tempo real, acesso a toda informação clínica do paciente registrada, o que reduz significativamente a possibilidade de erros de informação e, também, os custos assistenciais”.

Um evento realizado no município, em dezembro de 2016, formalizou a entrega da plataforma e contou com a presença do prefeito eleito Paulo Sérgio Barboza de Lima, e de seu vice Dr. Celso Henrique de Azevedo Marques, que por ser médico conhece as necessidades e a importância dos avanços neste tema. Na ocasião, o Dr. Celso afirmou que a expectativa com a implantação deste projeto é melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Águas de São Pedro, tendo a tecnologia como um importante legado. O início deste projeto se deu na gestão anterior, do prefeito Paulo Ronan, que permitiu e incentivou todo este processo de transformação.

De acordo com secretário de Saúde, João Victor Barboza, o treinamento dos profissionais que irão utilizar o sistema teve início em 30 de janeiro. “A implantação desta tecnologia da everis, em parceria com a Tacira, será de forma escalonada, mas a previsão é de que o sistema esteja completamente instalado em nossa UBS no máximo em 2 meses”, complementou.