O uso da tecnologia na gestão das frotas, seja de pequeno, médio ou grande porte, traz diversas vantagens ao empresário. São muitos processos, que representam custos altos, a controlar: revisões preventivas, controle de paradas, manutenções corretivas, sinistros, histórico de troca de peças, garantias, abastecimento, despachante, licenciamento, multas, controle de CNH, entre outras. Uma demanda que exige expertise e leva um tempo cada vez mais raro.

Diante de tantos processos, é comum entre as empresas o não conhecimento exato do custo real das suas frotas ou mesmo o controle de apenas uma pequena parte do processo, o que dificulta a adição de ferramentas de melhorias do processo que podem gerar economias e melhores performances dos carros.

Opções no mercado
Para facilitar o dia a dia dos gestores, existem no mercado diversos softwares que auxiliam no controle de todos os processos da frota, permitindo aos empresários que não possuem know how em frotas analisar claramente os processos, promovendo melhorias que geram economia e melhores performances.

Entre os softwares no mercado está o Carrorama Fleet Starter, que se destaca pela facilidade de utilização. Desenvolvido para promover a gestão de frotas de todos os portes, o programa auxilia na administração dos processos envolvidos, incluindo auxilio no controle de manutenções preventivas e corretivas, pneus, sinistros, abastecimentos, pedágios, estacionamento, multas, controle de CNH dos colaboradores, status dos veículos, histórico de desmobilização da frota entre outras funções.

O Carrorama Fleet Starter utiliza plataforma web e mobile, possibilitando o acesso em qualquer lugar e em tempo real, com segurança e agilidade. O sistema armazena todas as informações em nuvem, utilizando servidores com alta segurança, possibilitando relatórios e dashboards completos para visão ampla da frota. A solução permite interação com smartphones com plataforma Android e iOS, oferecendo opções de mobilidade e abrangência na operação.

O software também permite ajudar as empresas que possuem a frota pool (na qual os motoristas compartilham os veículos), direcionando os custos dos veículos e ainda identificando os responsáveis por multas e ocorrências de transito. Todo o histórico de utilização fica registrado, à disposição do usuário. O recurso contribui para uma direção mais responsável dos colaboradores e ainda reduz custos.

Facilidade na operação
O Carrorama Fleet Starter foi o software escolhido pelo gerente de logística Sérgio Ricardo de Andrade. O gestor conhece na prática as dificuldades que a gestão da frota pode representar. Hoje, ele atua no segmento de construção e gerencia uma frota com 14 veículos. A empresa, da família, até recentemente mantinha uma “gestão caseira” na base do caderninho.

Diante da necessidade, Sérgio procurou a tecnologia para modernizar e melhorar o controle da frota. “Escolhemos esta solução diante das facilidades de utilização, sem a necessidade de treinamentos complexos para a equipe. Nosso objetivo, a curto prazo, será a real percepção dos processos a fim de gerar redução nos custos”, comenta Andrade.