A Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, está presente no Hospital São Rafael, localizado em Salvador (BA), instituição de alta complexidade, voltada à atenção terciária e quaternária, que atua em três grandes frentes: assistência, ensino e pesquisa. O recurso de apoio a tomada de decisão clínica UpToDate tem o papel de facilitar o acesso a informações e estudos científicos, seja para dirimir eventuais dúvidas ou para oferecer o embasamento teórico e científico necessário para suportar os muitos processos de tomada de decisão associados ao atendimento ao paciente.
O Hospital São Rafael dispõe de uma estrutura de 356 leitos e cerca de três mil colaboradores. Por ano são realizados 90 mil atendimentos de emergência, mais de 530 mil atendimentos ambulatoriais e registradas cerca de 20 mil internações, o que faz com que a taxa média de ocupação dos seus leitos seja sempre superior a 82%. Desde a sua fundação, o ensino faz parte do DNA da tradicional instituição de saúde da capital baiana. Por essa razão, hoje, o oferece 23 Programas de Residência Médica nas mais diversas especialidades, que beneficiam cerca de 150 médicos. Além disso, recebe participantes de outros programas de residência, estagiários de curso de graduação em Medicina e em outras áreas da saúde (tais como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, entre outros), além de estagiários de cursos de atualização, qualificação e de curso técnico de enfermagem. Somados, são cerca de 800 alunos circulando pelo Hospital São Rafael ao longo do ano.
Segundo Litza Gusmão, Coordenadora da Universidade Corporativa do Hospital São Rafael, o UpToDate, utilizado desde 2008, é considerado crucial no dia a dia da instituição. A ferramenta suporta todo o processo de educação médica continuada, sendo utilizado nas atividades de ensino e pesquisa. Mas, simultaneamente, reforça a qualidade do atendimento ao paciente, quando aplicado em situações rotineiras e de urgência e no apoio à prestação dos cuidados à saúde de todas as pessoas que passam diariamente pelo hospital.
Tanto médicos e pesquisadores quanto alunos podem acessar a base de dados de mais de 10.500 tópicos médicos, de 24 especialidades, disponíveis no recurso de suporte a decisões médicas. Seja a partir de qualquer computador do Hospital, da intranet ou do Painel de Bordo, que é uma ferramenta de uso exclusivo dos profissionais que atuam na área assistencial da instituição. Além disso, desde o início de 2015, graças à adoção da funcionalidade de acesso remoto, a utilização pode ser feita via internet, a partir de qualquer lugar. Os maiores usuários da ferramenta encontram-se na área assistencial, onde também se concentram mais fortemente os acessos. Pois são os especialistas, principalmente aqueles cujas disciplinas estão interligadas com as atividades de ensino e pesquisa, como cardiologia, pediatria e ortopedia, que mais fazem uso do recurso. No entanto, com a chegada do acesso remoto, a ideia é que outras áreas, como, por exemplo, a administrativa, comecem também a usufruir dos benefícios do UpToDate.
Além da mobilidade adotada recentemente, o Hospital São Rafael incrementará a utilização do UpToDate integrando-o à solução de prontuário eletrônico do paciente (PEP) SOUL MV®, desenvolvido pela empresa brasileira MV. Com esta integração, será possível simplificar e agilizar ainda mais o fluxo clínico, atendendo de forma eficiente aos médicos que buscam os melhores tratamentos para os seus pacientes.
Um benefício adicional é a contribuição do UpToDate para o processo de acreditação pela JCI (Joint Commission International), instituição internacional responsável por identificar, medir e compartilhar as melhores práticas mundiais de saúde relacionadas à qualidade e segurança do paciente. “Neste processo de certificação norte-americana há um capítulo específico para Educação do Profissional Médico e, neste contexto, a facilidade que nossos profissionais têm de acessar informações de qualidade por meio do UpToDate foi um ponto positivo para alcançarmos a acreditação e certificação fornecida por esta importante instituição”, finaliza Gusmão.