Lançado em 1991, com 4 canais, a Globosat hoje é a maior plataforma digital entre as TVs por assinatura do País. A rede, que reúne 32 canais, alcança quase 50 milhões de espectadores em 16 milhões de domicílios, e só entre janeiro e outubro de 2016 respondeu por 54 milhões de horas de streaming. Para suportar tecnologicamente a estratégia que lhe garante 35% de market share, a Globosat, que desde 2009 é parceira da SAP, com o uso completo da suíte SAP BO, e há dois anos foi robustecida com um contrato bem mais abrangente, acaba de completar a última onda de implementações de soluções da empresa de software.

“Em 2013 iniciamos o ciclo que visava trocar a plataforma de sistemas de gestão de backoffice da Globosat”, conta Alexandre Santos, Diretor de Sistemas de Informação da Globosat. “Primeiramente fizemos a revisão dos processos de gestão e backoffice da empresa; em seguida, fizemos um projeto de Software Selection onde levantamos 2 mil macro requisitos funcionais, essenciais para nossas operações, abrindo uma concorrência para selecionar a plataforma capaz de responder a essas exigências, suportar nossa estratégia de crescimento, bem como escolher quem nos apoiaria nesta trajetória”.

Depois de um processo rigoroso, que envolveu vários players do mercado, e com apoio da EY, a escolha da Globosat foi não só pela tecnologia das soluções SAP como também pela implementação da SAP Serviços e pelo processamento em HEC HANA. A parceria deu tanto resultado que, ainda naquele ano, a SAP Serviços recebeu da Globosat o Prêmio de fornecedor-parceiro de excelência 2015.

A Globosat optou por praticamente todo o portfólio de soluções cloud da SAP, trabalho que foi dividido em 7 projetos, norteados por dois grandes pilares, como conta Alexandre Santos: “O primeiro pilar reuniu as soluções de gestão de negócios (SAP ERP) e de capital humano (SAP HCM, SAP SuccessFactors). O segundo, as soluções de pré faturamento (Hybris Billing), específico para faturamento da receita de assinaturas, VOD e Pay-per-view oriundo de contratos com as operadoras de distribuição de Pay-TV”, destaca o executivo.

“A menina dos olhos de todo esse pacote implementado foi o Success Factors, que trouxe a modernidade que a empresa buscava na relação com os seus colaboradores, contribuindo para a transformação digital pela qual a Globosat está passando”, salienta Alexandre Santos. Ele conta que a última onda desse amplo projeto tecnológico da Globosat foi completada em novembro de 2016 com a implantação da suíte completa do Hybris Billing, “automatizando todas as memórias de cálculo e regras complexas contratuais que atendem aos canais e joint ventures da Globosat”.

Nuvem como opção preferencial

O diretor de Sistema de Informação conta que a opção para rodar as soluções foi a de trabalhar o máximo possível em cloud, rodando tudo em HEC – HANA Enterprise Cloud da SAP. “Optamos pelo HEC, que proporciona segurança, rapidez e atualizações automáticas. Decidimos não investir na ampliação de nosso Datacenter, mas contarmos com esse serviço da SAP”, destaca o Diretor de Sistemas da Globosat. O executivo brinca que, hoje, “a Globosat é meio brasileira, meio alemã: produtos SAP, ambiente de processamento SAP e suporte também SAP para a sua plataforma de gestão”.

No total, mais de 120 pessoas trabalharam no projeto desde seu início, que alcançou um alto nível de engajamento e alinhamento na empresa e com todos os parceiros envolvidos. “Do menor analista ao board da corporação, envolvendo diretamente 4 diretores e o CFO, todos se dedicaram totalmente ao processo, recorda Santos. O maior volume de trabalho foi completado em 11 meses, dos 20 meses previstos, e foi dividido em 3 ondas. Dez nacionalidades de técnicos se revezaram ao longo do processo. “Uma das grandes vantagens proporcionadas pela escolha das soluções, pelo know how de implementação da SAP Serviços e pelo forte conceito de gestão conduzido no projeto, foi que as operações das diversas áreas da Globosat nunca precisaram ser interrompidas. Não houve descontinuidade nas operações ou a necessidade de “soluções de continuidade”, nunca paramos de receber, comprar, contratar, etc… Em nenhuma situação tivemos que retroagir alguma coisa – não houve atrasos nos processos”, relata Santos.

Sergio Cruz, vice-presidente de Serviços da SAP, destaca a importância, para o sucesso de um trabalho desse escopo, da parceria consolidada entre a SAP Serviços e a Globosat. “Um programa de transformação digital com o escopo proposto na Globosat somente é possível com o engajamento dos executivos por parte do cliente. E a SAP teve o apoio e acompanhamento do projeto de perto pelos executivos da Globosat, o que trouxe agilidade para as decisões necessárias para o sucesso do projeto”. Outro fator inovador, segundo Cruz, foi que a SAP foi responsável não somente pela disponibilização do Software e Serviços de Implementação, mas também pelos serviços em Cloud de Infra-estrutura e pelo AMS. “A SAP é responsável end-to-end nas soluções SAP na Globosat, reforçando a estratégia da SAP de engajamentos e parcerias de longo prazo”.

Hoje, entre outros benefícios, o grande volume de processos financeiros e contábeis da Globosat, que demandavam semanas de trabalho, passaram a ser finalizados em minutos. E as planilhas foram aposentadas.

“Acertamos ao optar pelas soluções e pela implementação da SAP Serviços. A competência fez a diferença”, sintetiza Alexandre Santos.