A MicroStrategy® Incorporated (Nasdaq: MSTR), líder mundial no fornecimento de plataformas de software empresarial, acaba de anunciar nova filosofia “intelligence everywhere”, que tem por objetivo disseminar o conceito de inteligência analítica e levá-la para todos os locais e dispositivos possíveis. Visando suportar essa estratégia, a companhia está disponibilizando um programa de treinamentos sem custos, denominado MicroStrategy Jump Start, e também a solução MicroStrategy Desktop, focada em Data Discovery.

“É bom ver que a cada ano cresce a população de usuários da Microstrategy no Brasil, que é um importante mercado para nós. Isso só aumenta o nosso compromisso em desenvolver novos produtos para apoiar o crescimento dos nossos clientes. Se eles crescem, nós crescemos junto. Ao tornar o MicroStrategy Desktop gratuito, temos como objetivo levar a inteligência para todos os lugares e tipos de usuários e fazer com que o BI e suas capacidades estejam mais acessíveis para as empresas e indivíduos, agregando o máximo de valor aos negócios”, diz Flavio Bolieiro, VP América Latina da MicroStrategy.

O MicroStrategy Desktop é uma poderosa ferramenta de Data Discovery, que permite aos usuários acessar mais de 70 fontes de dados, desde planilhas pessoais até base de dados relacionais e tecnologias de big data como o Hadoop. Com a capacidade de limpar, preparar e combinar dados, transforma em poucos minutos dados em dashboards. A solução permite ainda aos usuários individuais visualizar informações com centenas de opções de planilhas e gráficos, capacitando-os a tomar decisões próprias. Os clientes MicroStrategy podem também integrar perfeitamente seus projetos existentes ao MicroStrategy Desktop, baixando os dashboards disponíveis no MicroStrategy Web e trabalhando neles offline. Para fazer o download da ferramenta basta acessar www.microstrategy.com/us/desktop.Já para consultar a agenda de treinamentos presenciais gratuitos, que acontecem em várias línguas e em 29 cidades de todo o mundo, visite o website.

Além dos importantes lançamentos, o tema Big Data foi um dos focos da sessão de abertura do MicroStrategy Symposium 2016, que aconteceu recentemente em São Paulo. Segundo o VP América Latina, combinado com as mídias sociais, cloud e mobilidade, o Big Data tem sido objeto de discussão no mundo da tecnologia. Desde seu surgimento em 2011, muito se fala sobre esse tema, mas ainda é preciso um entendimento real de como utilizá-lo. Inclusive, de acordo com o Gartner, os investimentos nessa tecnologia diminuíram em 25%, pois muitas empresas não conseguem enxergar o ROI desta solução. “Não basta investir em Big Data, é preciso ter um propósito e uma estratégia de negócios bem definidos. A informação por si só não é válida, se não for possível acessá-la da maneira aderente a sua necessidade e extraindo o real valor que ela traz para o negócio. A plataforma analítica da MicroStrategy viabiliza o acesso ao Big Data e coloca inteligência nesse processo, em tempo real, permitindo ao usuário tirar o máximo proveito desses dados”, ressalta Bolieiro.

Em seguida Tiago Sanchez, diretor pré-vendas da América Latina, conduziu um painel de discussão com a participação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito), sobre o Sistema de Informação e Monitoramento (SIM), que acompanha indicadores do Sistema Nacional de Viação, da situação financeira das obras e da execução de serviços, auxiliando na gestão de obras e antecipando problemas. O SIM integra sistemas estruturais do DNIT e possibilita à diretoria geral e executiva acessar informações relacionadas ao acompanhamento de obras, contratos em execução, volume pago por cada uma delas, valores investidos, comparações do previsto e do que já foi realizado.