Uma das preocupações mais comuns para um atacadista distribuidor é: “como posso reduzir custos e aumentar a produtividade do meu centro de distribuição? ”. Para essa questão não perturbar a mente do gestor, é preciso ter o controle de todos os procedimentos do CD e ainda conseguir mapear e ter sob seu alcance todos os pontos críticos da operação.
Pensando nisso, a Disdal, distribuidora com mais de 20 anos de atuação focada nos mercados de distribuição, atacado e varejo, com filiais nos estados de Rondônia, Acre, Goiás e Distrito Federal, optou por aderir a solução de captura de dados por voz: Solução Voice, da Seal Sistemas.
Segundo o diretor da Disdal, Clair Dal Berto, “conheci a solução há quatro anos, em uma feira onde a Seal estava expondo, e decidi implementá-la em 2016. Particularmente fiquei muito impactado com a ferramenta devido a mobilidade que dá ao usuário, possibilitando que estejam focados em suas atividades, diminuindo o número de erros e aumentando a produtividade individual e da operação como um todo”, comenta Clair.
Um dos motivos que levaram a Disdal a adquirir a solução foi a possibilidade de prover um alto ganho de produtividade, visto que a operação de separação até então era feita através de papel, ou seja, o operador imprimia a sua lista de atividades, lia o que precisava separar, deixava o papel sobre a bancada e pegava o produto. Além de existirem muitos passos, havia desperdício de papel, produtividade comprometida e um alto índice de erros na separação. Com a solução de voz os operadores começaram a trabalhar com os olhos e as mãos livres, o que gerou um grande aumento de produtividade e possibilitou a redução de turnos de coleta, que passaram de três para dois. Para Clair, “a redução no número de funcionários na coleta de produtos permitiu a Disdal fazer investimentos mais estratégicos, melhorando nossa operação”.
Os ganhos qualitativos depois que a Disdal aderiu a solução são muitos, como a melhora no reabastecimento de picking, etiquetação, gestão de palets, economia de papel, economia com impressoras, fim de processos manuais como carimbar, organizar e arquivar documentos de coleta. Toda essa redução de tempo e atividades representou uma nova forma de processo em que a excelência da operação se torna realidade.
Hoje a Disdal Distribuidora está seguindo para a utilização de soluções de ponta, com todos esses sistemas orbitando exclusivamente pelo Kairos Middleware da Seal. O ganho na operação é muito grande, possibilitando maior competitividade e estabilidade de negócio.
Além do sistema de Voice Picking, a Disdal adotou o Kairos Middleware, software de gestão inteligente que mostra os resultados da ferramenta de Voice Picking em tempo real. Através da visão de operação do Kairos, a Disdal conseguiu dar maior acuidade para seu sistema de coleta de mercadorias, além de premiar de forma mais justa seu time de separadores, que são avaliados de acordo com seu desempenho diário, garantindo prêmios para os profissionais mais produtivos.
Por meio do uso da ferramenta de Voice Picking aliada a inteligência do Kairos, a Disdal deixou uma série de problemas crônicos para trás, como por exemplo erros na hora da coleta, desperdício de papel e ineficiência dos coletores. Segundo Clair, “hoje a empresa reduziu o quadro de operadores de coleta em 20%, permitindo investimento em outros setores”.
Outro ganho é a visibilidade da operação, que antes era feita através de planilhas e dificultava a consolidação, rastreamento e interpretação de dados vitais a operação. Hoje a tecnologia oferecida pela Seal Sistemas gerencia as principais informações da operação, por meio de funcionalidades de separação, reabastecimento, inventário, entre outras, dando muito mais controle gerencial para a distribuidora. Além dessas facilidades, a Seal entrega relatórios de análise de risco no atacado e projetos e planos de ações criados pelos consultores nos atendimentos semanais, dando a Disdal informações estratégicas do depósito de forma rápida e organizada para a tomada de decisão.
Visando sempre o melhor resultado e com vista no retorno sobre o investimento do projeto, a Disdal já tem planos para expandir a ferramenta de Voice Picking e o Kairos Middleware para outros depósitos da empresa.
Comments