Manter as lojas conectadas e garantir a rápida integração de novas unidades era o desafio das Farmácias Pague Menos ao contratar a HUGHES, líder mundial em comunicação via satélite. A empresa, especialista em soluções de telecomunicações para os mercados corporativo e governamental, utilizou tecnologia de ponta para desenvolver um projeto que conseguisse atender à demanda da maior rede de farmácias do País. A solução reduziu custos, otimizou o tempo de ativação das novas lojas, oferecendo cobertura nacional, com conectividade para toda a rede, alta disponibilidade de telecomunicações, com sistema robusto e de alta confiabilidade.
Para oferecer a conexão rápida de cada nova loja à matriz, a HUGHES adotou uma solução de comunicação via satélite em protocolo IP, que tornou o processo de integração das novas lojas mais rápido e ofereceu suporte total ao tráfego das transações eletrônicas de fundos (cartões de crédito e débito), além das informações corporativas da rede. A novidade otimizou o tempo de ativação dos links nas novas unidades, que, por via terrestre, durava de 45 a 60 dias.
“A comunicação via satélite oferecida pela HUGHES possibilitou que as lojas em cidades mais distantes dos grandes centros operassem de forma integrada e em tempo real. Além disso, o registro das transações, a realização de rotinas administrativas e financeiras, o envio e o recebimento de e-mails e o acesso à internet e à intranet acontecem da mesma forma que com a tecnologia MPLS”, afirma Pedro Praxedes, diretor de sistemas e logística das Farmácias Pague Menos.
“A solução desenvolvida pela HUGHES possibilitou uma diminuição de cerca de 40% nos custos mensais da Pague Menos com telecomunicações. Após a implementação, o cliente passa a usufruir da nova tecnologia de monitoramento e conectividade 24 horas por dia em todas as lojas”, comenta o presidente da HUGHES do Brasil, Rafael Guimarães.
Neste momento, 780 lojas das Farmácias Pague Menos contam com a solução da HUGHES para dar suporte às suas aplicações, como link principal ou link backup. Com a nova solução, o cliente tem um sistema de telecomunicações com mais estabilidade operacional; custo fixo, independentemente da localização da loja; alta disponibilidade da rede, com diversidade de meios de comunicação e baixo custo de manutenção. Além disso, a empresa pode usar a rede de satélite para videoconferências e treinamentos.
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