A GFT Brasil, companhia de Tecnologia da Informação especializada em digital para o setor financeiro, desenvolveu um enorme diferencial competitivo para o Banco Original: o aplicativo Seja Original. Lançada em meados de março, a ferramenta é um projeto completo de abertura de conta corrente e contração de produtos 100% digital e rendeu à Instituição Financeira o prêmio eFinance 2016 na categoria “Inovação no modelo de negócio”.
Disponível nas lojas Apple e Google, o aplicativo Seja Original é usado por clientes – pessoas físicas interessadas em abrir conta corrente – para enviar dados pessoais, imagens e documentos para o Banco com a conveniência e agilidade do dispositivo móvel, como o smartphone, de forma totalmente autônoma.
Na retaguarda, há uma solução de integração de sistemas, automação de processos de negócio (BPM), orquestração de serviços de terceiros e advanced analytics que recebe e processa a informação multi-estruturada vinda do aplicativo, enriquecendo-a e avaliando-a à luz das políticas de aceitação e risco praticadas pelo Banco.
Quando há algum tipo de exceção no processamento analítico da informação dos prospects, essas tratativas são executadas por meio de processos automatizados em “mesas de operação” treinadas para realizar a análise dos dados. Todo o enriquecimento analítico dos dados é posto à disposição dos profissionais do backoffice para que a tomada de decisão tenha a maior qualidade possível.
Essa inteligência analítica permite um refinamento, tanto do ponto de vista de marketing quanto do ponto de vista de risco, dos segmentos-alvo desejados pelo Banco para o desenvolvimento de sua base de clientes. A eficiência operacional obtida com as integrações e processos automatizados faz com que o Banco Original seja um benchmarking de backoffice em nível mundial.
“O Seja Original é um enorme diferencial competitivo do Banco Original no mercado. Sua inovação disruptiva já está sendo reconhecida pelos próprios competidores do mercado financeiro, além de amplamente aceita pelos prospects e clientes”, pontua o Managing Director Latam da GFT, Marco Santos.
Para Wanderley Baccalá Junior, CIO do Banco Original, sem a multidisciplinariedade e colaboração dos profissionais da GFT, não seria possível alcançar os resultados hoje concretizados. “Devemos destacar a flexibilidade e comprometimento de todo o time envolvido, com competências multidisciplinares de negócio bancário, arquitetura, desenvolvimento de sistemas, testes e gestão”, complementa Baccalá.
A expectativa é que o “Seja Original” seja um motor fundamental para que os objetivos de negócios sejam alcançados, mesmo com a crise econômica que hoje assola o País.
Trata-se de um projeto pioneiro e bem sucedido no Brasil, e sua atuação certamente transformará o posicionamento de todas as instituições financeiras existentes no mercado.
Comments