O CPqD aparece em posição de destaque na 3.ª edição anual do Ranking dos Depositantes Residentes 2015, que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A listagem, que traz os 50 maiores depositantes residentes no país em várias categorias, coloca o CPqD em 7.º lugar no ranking de pedidos de patente de invenção e, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança em pedidos de registro de programas de computador.
Foram 37 pedidos de patente de invenção depositados pelo CPqD no INPI em 2015, relacionados ao desenvolvimento das mais diversas tecnologias: comunicações ópticas, comunicações sem fio, computação avançada, computação cognitiva, sensoriamento, segurança da informação e comunicação, redes elétricas inteligentes, redes de pacotes, armazenamento de energia, eletrônica e sistemas embarcados, inteligência de localização e suporte a operações e negócios.
Na categoria Programa de Computador, o CPqD ficou com o primeiro lugar do ranking, com 136 depósitos em 2015 (8,4% do total de 1.613 depósitos residentes). A posição vem sendo mantida há três anos, sempre com percentuais significativos de participação: 128 depósitos (8% do total) em 2014 e 148 (9,9%) em 2013. No período de três anos (2013-15), o CPqD efetuou o depósito de 412 pedidos de registro de programas de computador.
“Essas conquistas são resultado do trabalho constante mantido no CPqD, ao longo de 40 anos, visando a inovação e o desenvolvimento do país com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, afirma Maria Fernanda Simonetti Ribeiro de Castilhos, gerente da Gestão do Conhecimento da organização. “É também o reflexo do nosso programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina na área de TICs”, acrescenta.
Comments