Até o dia 31 de maio, bancos, seguradoras, corretoras de valores, entidades de previdência complementar, entre outras empresas deverão encaminhar à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) a declaração e-Financeira, que reúne um conjunto de informações das movimentações financeiras das corporações e de seus clientes. Para ajudar no cumprimento do prazo legal, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, lança a Receita Fácil, solução completa e pronta para integração com sistemas existentes nas instituições e empresas.

A Receita Fácil automatiza as informações a serem enviadas para a Receita Federal e faz parte do sistema modular Topaz Brasil, desenvolvido em parceria com a uruguaia Top Systems, que também faz parte do grupo Stefanini. “Por causa do prazo curto dado pela RFB, buscamos prover uma solução para auxiliar as instituições, trazendo agilidade e segurança no cumprimento desta demanda legal”, ressalta Wander Cunha, diretor executivo de Business Consulting da Stefanini.

Segundo o executivo, a e-Financeira deverá ser encaminhada semestralmente para a Receita Federal, por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). “Este informativo conta com dados de movimentações financeiras, saldos bancários, investimentos, seguros, planos de previdência e consórcios, por exemplo”, explica Cunha.

A Instrução Normativa nº 1.571/2015 foi publicada em 3 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e prevê a primeira entrega para o final de maio, com dados referentes a partir de 1º de dezembro de 2015. A e-Financeira também permite o encaminhamento de dados para o Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), acordo que o Brasil assinou em 2014 para troca de informações com as administrações tributárias dos Estados Unidos.

Além da e-Financeira, o Topaz Brasil está preparado para atender outras demandas digitais, com sistemas que operacionalizam as transações de produtos e serviços bancários. Seus principais diferenciais são:

Solução modular, que permite adaptar o consumo e a funcionalidade de acordo com as necessidades do cliente;
Flexibilidade para criação de novos produtos, modalidades ou segmentações;
Fácil integração com outros sistemas ou plataformas;
Escalabilidade;
Contabilidade integrada entre as funções;
Ausência de duplicação de bases de cálculos e parâmetros utilizados por dois ou mais produtos e serviços;
Arquitetura orientada a serviços – SOA, em linguagem JAVA, com módulo para cadastro único de clientes e visão 360º.