A Takeda, empresa farmacêutica, fabricante de marcas tradicionais de medicamentos como Neosaldina e Nebacetin, implantou as soluções de Colaboração da Cisco na atualização da sua infraestrutura de comunicação. A companhia adotou a tecnologia IP e a videoconferência da Cisco para garantir qualidade na integração entre sua operação no Brasil e as demais unidades internacionais, reduzindo gastos de telefonia e a necessidade de viagens.

Multinacional japonesa fundada há mais de 200 anos, a Takeda tem sua sede brasileira localizada em São Paulo, além de possuir um fábrica em Jaguariúna, no interior do Estado, e uma unidade da linha de genéricos (a Multilab) em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul. Como a unidade brasileira é a head da companhia na América Latina e se reporta à matriz de mercados emergentes em Cingapura, os executivos da Takeda frequentemente precisam ligar ou viajar para fora do país. Além disso, o antigo sistema de telefonia analógico não suportava mais a demanda dos quase 2 mil funcionários no Brasil. Esse cenário levou a companhia a rever sua infraestrutura de comunicação.

Uma das inovações foi a implantação da central de comunicação Cisco Business Edition 6000, um pacote de soluções avançadas de colaboração que permite integrar vídeo, voz, troca de mensagens e conferência em um único servidor. A companhia também adquiriu telefones IP da Cisco modelos 3905 e 7821 para atender os mais de 700 ramais internos, além de 25 unidades do modelo 8945 (telefones com videoconferência) e uma unidade do Cisco DX70, que oferece colaboração individual em vídeo de alta resolução (1080p HD, em uma tela 16:9 de 14 polegadas) e conexão segura para o trabalho remoto (Cisco AnyConnect® VPN).

“O Cisco DX70, por exemplo, está alocado na casa do ​Head de Medical Affairs. Com o equipamento, o executivo pode realizar calls internacionais a qualquer hora no conforto de sua casa, evitando deslocamentos desnecessários”, explica Alex Money, IT Process and Project Manager da Takeda. Segundo o executivo, foi em 2014 que surgiu a necessidade de trocar a plataforma de comunicação existente, que estava “desalinhada com as principais necessidades da companhia: recursos avançados de colaboração para a diretoria e presidência e a melhoria na comunicação entre a sede regional e as outras subsidiárias da América Latina”.

Com a integração liderada pela Planus, parceira há 17 anos da companhia japonesa e responsável pelo trabalho de consultoria e implementação das soluções da Cisco, o projeto foi iniciado em abril deste ano e 100% da sede de São Paulo já foi migrada para o ambiente IP. Também foram adotadas soluções de Colaboração específicas para as salas de reunião da Takeda, como o Cisco Unified IP Conference Phone 8831 (telefone para conferência) e o Cisco TelePresence® SX20 Quick Set. A SX20 tem como diferencial uma configuração rápida que transforma qualquer monitor de tela plana em um poderoso sistema de telepresença, otimizando salas de reuniões de tamanho pequeno ou médio.

“Mobilidade e Colaboração são hoje elementos fundamentais para a produtividade das empresas. Essas tecnologias vão ao encontro das necessidades da atual geração de profissionais, que já nasceu em um ambiente tecnológico e precisa de ferramentas adequadas para manter um alto nível de produtividade”, afirma Ana Claudia Plihal, Diretora Comercial da Cisco.

O executivo da Takeda destaca ainda agilidade na implantação e os benefícios extra ganhos com a atualização da infraestrutura de comunicação, como o ambiente mais moderno e dinâmico, agregando mobilidade e aumentando a produtividade dos colaboradores. Segundo o gerente, a telefonia IP agregou ainda a facilidade de gerenciamento, pois a infraestrutura agora pode ser monitorada a partir de vários parâmetros. “Em termos puramente de capacidade, tivemos um incremento de 25% em relação à plataforma anterior”, finaliza Alex Money. O projeto já começou a ser implantado na fábrica de Jaguariúna e a expansão para a unidade do Rio Grande do Sul está prevista para dezembro de 2015.