Obter bons resultados de vendas deixou de ser apenas uma preocupação do varejo, segmento que está na ponta da cadeia de abastecimento. Hoje, a indústria acompanha de perto a chegada de seus produtos no ponto de venda e monitora se a entrega é executada de forma efetiva. Para conseguir acompanhar o processo de saída do produto até a chegada à gôndola, a indústria passou a exigir mais de seus distribuidores.

Atenta a este cenário, a Brago Distribuidora, empresa que fornece produtos da 3M, dentre outras marcas, para Brasília e região, já nasceu com a ideia de investir em um sistema robusto, que agregasse agilidade na gestão de sua frota e no controle dos processos de entrega específicos do seu segmento. Com apenas um ano de atuação na capital federal, a empresa apostou numa solução de rastreamento que permite gerenciar, com precisão e agilidade, todas as rotas e as atividades executadas pelos motoristas em campo, oferecendo um controle assertivo sobre tais processos.

“Não poderíamos iniciar uma operação com procedimentos manuais. Sentimos a necessidade de termos um apoio tecnológico e, mais do que isso, de adotar ferramentas que cumprisse um papel importante em termos de segurança e velocidade na entrega da mercadoria ao cliente”, diz Edson Caboclo da Silva, diretor de TI da Brago Distribuidora.

Pensando nisso, a fornecedora escolhida para apoiar a Brago neste início desafiador em Brasília foi a Máxima Sistemas, empresa especializada em tecnologias móveis para a gestão logística e de força de vendas. Segundo Silva, a tecnologia maxMove possibilita à empresa obter o pleno controle da frota.

“Um dos benefícios é que a ferramenta nos dá uma cobertura online mostrando a rastreabilidade da carga em todos os momentos, desde a origem até o destino final. Sabemos o local exato onde a nossa frota está através da visualização de cada uma delas no mapa”, aponta Silva, que reduziu em 50% o tempo de entrega ao cliente após a adoção da tecnologia.

Neste primeiro ano de operação a distribuidora já conquistou em Brasília mais de 1.600 clientes ativos e, com o uso frequente do maxMove na gestão de sua frota, a distribuidora pretende aumentar este número, já que sua meta é ser referência de entrega na região logo no primeiro semestre do próximo ano.

Para o presidente da Máxima Sistemas, Wagner Patrus, o contrato é um reflexo da busca incansável da companhia em atender as necessidades específicas do atacadista distribuidor através de ferramentas que têm a proposta de reduzir os custos de transporte na cadeia logística de distribuição.

“Sentimo-nos honrados pela escolha da Brago, que, empreendedora, nasceu determinada a não medir esforços para ser uma referência em Brasília, região que temos muitos clientes e enxergamos ainda muito potencial. Isso demonstra o reconhecimento do mercado pela atuação da Máxima nesse complexo segmento, que é o atacado distribuidor, e confirma nossa posição de principal player neste nicho”, finaliza Patrus.