A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com sede em Campinas (SP), e a IBM anunciam os resultados de um projeto de tecnologia que agilizou o faturamento noturno da empresa e possibilitou o atendimento a 2 milhões de novos clientes.
O crescimento de 25% no número de consumidores levou a CPFL Energia a procurar um novo modelo de armazenamento que não sobrecarregasse a contabilização noturna das contas de energia. Outra questão que desafiava a operação era a unificação das atividades de outra empresa do grupo, no sistema de faturamento utilizado pela matriz, que é baseado no aplicativo SAP CCS e executado na plataforma IBM Power SystemsTM. Com essa mudança, o grupo passou a atender 2 milhões de novos clientes.
No setor de energia, o cálculo do consumo mensal por cliente é um processo diário que se tornou um desafio contínuo com o crescimento do volume de dados. Para atender às necessidades desta nova realidade, a CPFL implementou um IBM® FlashSystem® 840 com capacidade de 24 Terabytes. O novo armazenamento em Flash ofereceu até cinco vezes menos latência e dobrou a capacidade de IOPS (operações de entrada/saída por segundo) na operação de faturamento. Outra vantagem é que utiliza menor espaço físico dentro do data center. A implementação da plataforma em Flash diminuiu de oito para cinco horas a execução do lote de faturamento noturno na CPFL Energia — uma redução de 37% — e viabilizou o sistema absorver os clientes da outra empresa do grupo.
“Teria sido impossível absorvermos os 2 milhões de novos clientes sem o FlashSystem®. Agora podemos processar com confiança 400 mil faturas todas as noites, sem risco de exceder o tempo reservado e impactar o desempenho do sistema durante as horas úteis do dia. Como espelhamos para o FlashSystem® as tabelas do banco de dados usadas pelos nossos sistemas de call center, os representantes do nosso serviço podem lidar com os clientes mais rapidamente. Isso significa consumidores mais felizes e também a redução da nossa conta de telefone”, comenta Márcio Felix, gerente de TI da CPFL Energia.
Os sistemas de armazenamento anteriores da provedora de energia permanecem em funcionamento. O FlashSystem® 840 foi configurado para agir como uma camada zero por meio da funcionalidade de espelhamento do IBM AIX® Logical Volume Manager. O IBM FlashSystem® efetivamente acelera em 10% o processamento das tabelas mais utilizadas no banco de dados Oracle que rodam a solução SAP específicas para a indústria de Utilities (CustomerCareand Services), o que inclui um módulo de cobrança e faturamento.
Comments