Para otimizar a produtividade dos seus centros de diagnóstico, a clínica Imagens Medicina Diagnóstica, de Cuiabá, adotou os sistemas X Clinic Nexus e PACS Aurora, desenvolvidos pela Pixeon. Com as soluções e toda a otimização e gestão das sete unidades, a instituição registrou um aumento de 75 mil exames desde 2011, ano de sua fundação, até o final de 2014.
Com as soluções da Pixeon, a clínica alcançou uma melhoria marcante do fluxo interno de todos os procedimentos realizados o que refletiu automaticamente no atendimento. Em 2011, foram atendidos 41 mil pacientes no total, estes números saltaram para 142 mil em 2014. Nesse ano, foram 116 mil até o momento. Sendo que em tomografias, um dos exames mais realizados, os números subiram de 4,1 mil para 12,6 mil de 2011 para 2014. O número de mamografias também é um exemplo importante, tendo subido 170% nestes 3 anos.
Os sistemas da Pixeon agem de forma integrada para garantir que todas as unidades clínicas do grupo tenham uma melhoria não apenas na gestão como um todo, por possibilitar a administração digital de estoques, financeiro e outras áreas com o X Clinic, como também, por facilitar toda a cadeia de fluxo de imagens médicas através do PACS.
O X Clinic é um sistema de RIS que permite padronizar e informatizar os principais processos da operação das clínicas de imagem, ele funciona em toda a cadeia de gestão financeira, médica, administrativa e de estoque da instituição. “Conheço bem esse sistema e posso garantir que ele é prático e possui excelentes ferramentas, que do ponto de vista do médico, são excelentes para ajudar no processo de laudar”, enfatiza Dr. Miguel Antônio Thomé, médico radiologista e sócio-fundador, da Imagens Medicina Diagnóstica. O X Clinic automatiza o processo de diagnóstico, possibilita a busca ao histórico, modelos de laudo e assinaturas eletrônicas, tudo para facilitar e agilizar o resultado, o que impacta diretamente e de forma palpável na qualidade de atendimento ao paciente.
Lilian Silveira de Oliveira, administradora da Imagens Medicina Diagnóstica, concorda com Thomé. “Utilizamos a solução financeira e de estoque dentro do sistema e posso dizer que, comparado ao uso de planilhas para gerir estas áreas, a utilização do software facilita muito a vida dos envolvidos”, explica. “Uma das principais características é que a ferramenta possibilita um controle destas atividades de forma prática e integrada”, complementa.
Outra ferramenta da Pixeon implantada foi o PACS Aurora, que atende o fluxo de imagens médicas, desde a aquisição de um exame, até o diagnóstico, passando pelo processo de laudo e monitoramento de todo o ciclo dos exames. “Posso garantir que o PACS Aurora funciona muito bem para comparar exames atuais com os anteriores, o que facilita e otimiza bastante o processo de diagnóstico”, explica Thomé. O PACS Aurora permite ainda maior assertividade no diagnóstico por meio da comparação de exames e alta performance na interpretação de imagens, o que impacta em agilidade de resposta ao paciente.
A Imagens Medicina Diagnóstica surgiu em 2011 e hoje atende em média oito mil pacientes ao mês em suas unidades com cerca de 28 equipamentos, sendo 12 ultrassons, três tomógrafos, duas ressonância magnéticas, três endoscópios, três mamógrafos e cinco equipamentos de raios x. O próximo passo da instituição no uso destas duas ferramentas integradas de gestão de clínica e exames de imagem é implantar o X Clinic em mais departamentos e, no futuro, se tornar filmless, ou seja, não imprimir os exames de imagem, uma alternativa moderna, ecológica e prática que o PACS Aurora consegue viabilizar.
Comments