A IBM Brasil e a Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e com colaboração da Apple, acabam de inaugurar o projeto HACKATRUCK: um laboratório itinerante que tem por objetivo capacitar estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em programação SWIFT para plataforma iOS. Até o momento, 11 instituições, distribuídas por diversas regiões do Brasil, participam da iniciativa, que visa capacitar 500 alunos ao longo de 10 meses. A PUC-Campinas será a primeira universidade a receber o projeto, entre hoje e o dia 6 de novembro.

Com uma proposta metodológica inovadora, o laboratório digital móvel conta com sala de aula, dispositivos e aplicativos de última geração armazenados na nuvem IBM. Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolverão atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para iOS. Além do curso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.

A partir deste mês, o laboratório viajará pelo Brasil, passando por Campinas, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Campos e Brasília (confira no site o itinerário completo). Serão três semanas em cada uma das instituições de ensino superior parceiras treinando 28 alunos por período (manhã e tarde), em quatro horas de curso por dia, totalizando 60 horas. Ao final, os alunos receberão um certificado de participação. Os estudantes devem realizar prova do EAD para se inscreverem no curso.

Para Jaylton Ferreira, Superintendente do Eldorado, a iniciativa é uma ótima oportunidade para os estudantes. “O objetivo dessa ação, além da capacitação profissional proposta, é apresentar aos alunos uma nova abordagem metodológica que os incentiva a resolver problemas de forma estruturada e colaborativa, o que é muito importante para a prática diária do profissional de Tecnologia da Informação (TI)”, conta Ferreira.

O mercado de TI no Brasil sofre com a falta de profissionais, mas, em contrapartida, existem vagas aguardando candidatos qualificados. Segundo a consultoria IDC, atualmente, o mercado carece de 40 mil profissionais na área de tecnologia e, em breve, esse número chegará aos 117 mil. Assim, o projeto HACKATRUCK tem por objetivo possibilitar uma nova visão para a carreira.

Para Claudio Schlesinger, Executivo de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, o HACKATRUCK traz uma oportunidade de colocar os alunos em contato com tecnologias de ponta, complementando seus cursos de graduação e incentivando o melhor direcionamento em sua carreira. “Vivemos hoje a era cognitiva, em que tecnologias proporcionam novos modelos de negócios que já nascem digitais graças à mobilidade, a conectividade e a nuvem. Esses novos profissionais precisam estar ainda mais preparados para trabalhar neste novo cenário que se renova a todo momento”, enfatiza.