Em franca expansão no território nacional, o Calcenter, quarto maior grupo varejista do Brasil e controlador das redes calçadistas Studio Z e Gabriela Calçados, precisou investir em uma infraestrutura de rede capaz de oferecer ferramentas de inteligência de venda e acesso de qualidade aos seus clientes dentro das lojas. Com investimento de R$ 1 milhão, a opção do Grupo foi a robusta arquitetura de rede Wi-Fi da Aerohive Networks, que possui recursos desenvolvidos especificamente para atender o mercado de varejo. O projeto conta com 360 pontos de acesso para atender 80 lojas, mais de dois mil usuários e três centros de distribuição em todo território nacional.
O grupo empresarial Calcenter Calçados Centro Oeste surgiu há 40 anos no estado do Mato Grosso e atualmente é controlador das redes calçadistas Studio Z e Gabriela, além do cartão de crédito Calcard. Com atuação em nove estados brasileiros (RO, RR, AC, MT, MS, PR, SC, TO e AM), possui 57 lojas Studio Z, 23 lojas Gabriela Calçados, gera mais de dois mil empregos diretos, além de gerenciar mais de 1,5 milhão de clientes pelo cartão de crédito Calcard.
De acordo com Rafael Sales, Coordenador de TI do Grupo Calcenter, o grande objetivo do projeto era encontrar uma infraestrutura de rede de baixa complexidade, segura, capaz de oferecer estatísticas, integrações com e-commerce, gerenciamento centralizado, CRM e captação de dados para gerar novas oportunidades de negócio. “Além de não disponibilizarmos acesso à internet aos clientes, não tínhamos gerenciamento da rede Wi-Fi, dificultando a gestão de dados, como a entrada de materiais na loja, por exemplo,” explica.
A nova rede sem fio irá proporcionar eficiência nos processos das lojas, por conta do gerenciamento remoto, e segurança, uma vez que a solução da Aerohive identifica ataques e acessos não permitidos. As unidades da Studio Z e Gabriela Calçados também proverão acesso à internet aos visitantes, captando as informações autorizadas pelo cliente, que servirão para alimentar o CRM e o e-commerce do Grupo. Outros destaques do projeto são o mapa de calor, recurso que identifica as movimentações dentro da loja e a geração de relatórios e estatísticas, ferramenta que servirá de diretriz para as ações de marketing e de estratégia de negócio.
O acesso à internet para os visitantes será possível por meio do recurso de login social da Aerohive, que permite que o varejista ofereça simultaneamente Wi-Fi para os seus consumidores, ao mesmo tempo em que ganha visibilidade valiosa sobre os seus dados demográficos, para um engajamento mais personalizado. O recurso de login social irá permitir que o Grupo Calcenter obtenha informações relevantes do cliente, em tempo real, a partir de estatísticas do Wi-Fi, combinadas com dados demográficos disponíveis via contas de rede social dos clientes.
Fernando Lobo, Diretor de Vendas da Aerohive para América Latina, ressalta que a coleta de dados dos clientes será muito estratégica para os negócios da Calcenter. “Nosso recurso Retail Analytics registra as informações do comportamento dos visitantes nas lojas, inclusive de clientes que não se conectam à rede Wi-Fi, e gera estatísticas preciosas, como número de pessoas que passam em frente à loja, quantos clientes entraram, por quanto tempo permaneceram, quais deles ficaram menos de cinco minutos, quantos ficaram mais de 20 minutos, qual o percentual de novos, entre outras”.
O projeto da nova rede Wi-Fi terá a coordenação da ipTrust Tecnologia, que será responsável pela implantação dos pontos de acesso AP 130. Em função da grandiosidade do projeto, o processo de implementação foi divido em três fases. A primeira etapa está sendo a substituição das antenas atuais e a expectativa é que seja concluída no fim de setembro de 2015. Na sequência, haverá a passagem de cabos em todas as lojas, gerenciados pelo software central da Aerohive, HiveManager Virtual Appliance, que será instalado no sistema de virtualização do Grupo Calcenter. Por fim, ocorrerá a instalação e configuração da triangulação de todas as lojas, fase que deve ser finalizada até o fim de 2015.
Após a aquisição inicial de 360 pontos de acesso, o Grupo Calcenter já solicitou mais dois APs para uma nova unidade e deve adquirir até 50 antenas ainda em 2015. “No lançamento de uma nova loja, realizamos a análise do número de equipamentos necessários e esta será inaugurada já contando com a infraestrutura Wi-Fi da Aerohive”, afirma Sales.
“A operação de uma empresa de varejo é complexa e diversas variáveis impactam diretamente nas vendas. Estamos iniciando um trabalho que mudará a experiência de compra e de atendimento do nosso cliente. Este projeto é muito estratégico para a Calcenter e a tecnologia simples, flexível e segura da Aerohive será nosso grande diferencial de mercado”, finaliza Manoel Farias, CIO do Grupo Calcenter.
Comments