Um estudo global encomendado pela Dell – uma das maiores fornecedoras de soluções de TI ponta-a-ponta do mundo -, e realizado pelo IDG Research Service, identificou que a Transformação Digital está hoje cada vez mais na pauta das empresas. De acordo com o levantamento, realizado com decisores de diversas áreas de negócio das organizações, 78% dos entrevistados confirmaram que acreditam na Digitalização como uma forma de impulsionar receitas. Quando considerados apenas os gestores de TI, esse mesmo percentual cai para 58%.
O estudo mostra que, por outro lado, 70% dos entrevistados admitem que suas empresas ainda não estão totalmente preparadas para a Transformação Digital e precisam fazer alterações nas atuais estruturas para tirar proveito dessa tendência. “O avanço de tecnologias – como análise de dados, mobilidade, mídias sociais e cloud computing – tem dado um poder inigualável para as corporações, ao permitir novos modelos de negócios e processos, bem como criar formas inovadoras de interação com clientes, parceiros e funcionários”, afirma Ricardo Velasco, Diretor de Serviços da Dell Brasil. “As empresas que aproveitarem essas oportunidades ao adotar uma abordagem focada na digitalização têm hoje uma enorme vantagem competitiva. Apesar disso, esse levantamento mostra que poucas corporações já estão preparadas para esse movimento, por meio do qual podem criar ofertas inovadoras, aumentar receitas, reduzir custos e despesas operacionais e ganhar mais agilidade”, complementa.
Quanto às áreas mais avançadas atualmente nesse processo de digitalização dos negócios, 54% dos entrevistados citaram a TI, 40% o departamento de Operações e 33% o website/e-commerce. Entre os principais benefícios da Transformação Digital, a pesquisa apontou que os cinco tópicos mais citados pelos entrevistados são: eficiência operacional, agilidade nos negócios, aumento da produtividade das equipes, vantagens competitivas e crescimento de receitas.
Já quanto aos desafios que devem ser superados para que as empresas digitalizem suas operações, 73% dos profissionais apontaram a necessidade de mudança da mentalidade e da cultura corporativa. Quando questionados sobre as áreas que devem ter mais dificuldades na migração, 28% apontaram o departamento de finanças, 25% as áreas operacionais e 17% o Atendimento ao Cliente.
“Aqui no Brasil, temos identificado que a Digitalização dos Negócios representa um tema importante. No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldade de implementação”, informa o Velasco. “Como resposta, hoje temos um portfólio completo de Soluções e Serviços voltados a ajudar as corporações a evoluir suas atuais infraestruturas de TI, com o intuito de prepará-las para essa economia digital, por meio de ambientes definidos por software, que sejam escaláveis, ofereçam respostas ágeis e garantam uma boa experiência dos clientes em todos os canais de atendimento”, complementa.
Na América Latina, a Dell tem apoiado a transformação digital do Grupo Acir, uma das maiores empresas de comunicação do México, que foi confrontada com o aumento das expectativas dos clientes para conteúdo e canais digitais, o crescimento do uso da internet e dispositivos móveis, as pressões concorrenciais e regulamentares, e os desafios culturais e orçamentais internos.
Comments