O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anuncia que as vendas mundiais de PCs totalizaram 68,4 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 9,5% em comparação com o mesmo período de 2014. Esse foi o maior declínio desde o terceiro trimestre de 2013 – e estima-se que as vendas cairão 4,4% em 2015. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Gartner Segurança e Gestão de Riscos, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto (segunda e terça-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
“O aumento dos preços dos PCs tornou-se mais evidente em algumas regiões, devido à forte valorização do dólar norte-americano em relação às moedas locais, elevação que poderia prejudicar a demanda nessas áreas. Em segundo lugar, o mercado de PCs em todo o mundo experimentou um crescimento extraordinariamente positivo em computadores de mesa no ano passado, como consequência do fim do suporte ao Windows XP. Por último, o lançamento do Windows 10, programado para o terceiro trimestre de 2015, criou um controle de inventário autorregulado, já que os fornecedores de PCs e os canais tentaram eliminar o máximo de estoque possível antes da chegada do novo sistema”, afirma Mikako Kitagawa, Analista-Chefe do Gartner.
Os analistas do Gartner enfatizam que estes inibidores são eventos temporários e que não estão alterando a estrutura do mercado de PCs. Embora a indústria esteja enfrentando uma queda, a expectativa é de que o mercado volte a desacelerar e estabelecer um crescimento em 2016. A Lenovo manteve a primeira posição nas vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2015, mas a empresa sofreu um declínio em relação ao mesmo período do ano passado pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2013. Pelo segundo período consecutivo, a Dell experimentou uma queda nesse mercado.
Nos Estados Unidos, as vendas de PCs totalizaram 15,1 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A HP manteve o primeiro lugar de vendas no país no período, apesar de apresentar uma queda de 10,1%. A Dell diminuiu a diferença com a HP em comparação com 2014. Entre as cinco principais distribuidoras dos Estados Unidos, a Lenovo foi a única a apresentar um aumento na venda em relação ao ano passado.
As vendas de PCs na Ásia e no Pacífico atingiram 24,2 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as vendas na Europa, no Oriente Médio e na África (EMEA) totalizaram 18,6 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 15,7% em relação ao mesmo período do ano passado. “Os resultados na EMEA apresentaram variações entre países”, afirma Isabelle Durand, Analista-Chefe de Pesquisas do Gartner.
O mercado de PCs desacelerou na Europa Ocidental e na Eurásia. Nesta última, tanto a Rússia como a Ucrânia (os maiores mercados da região) continuaram lutando contra as fortes quedas nas vendas. A HP manteve a primeira posição na EMEA. Todos os integrantes do ranking dos cinco maiores distribuidores da região apresentaram queda, causada principalmente pela diminuição das unidades de mesa e pelo abrandamento nas compras do consumidor.
“Os fornecedores passaram grande parte do trimestre lidando com níveis de estoque elevados. Eles tentaram esgotar seus estoques por meio de promoções, resultando em margens menores. Esperamos ver melhores números no terceiro trimestre de 2015, impulsionados pelo lançamento de novos dispositivos com base no Windows 10″, diz Isabelle Durand, Analista-Chefe de Pesquisas do Gartner.
Comments