O Developer Day, evento da Samsung voltado para desenvolvedores de plataformas móveis, especialmente Android e Tizen, ocorreu em meio a palestras e apresentações de colaboradores e parceiros da empresa, como Unity, IBM, GlobalCode e Itaú, os cerca de 300 participantes puderam trocar informações, fazer networking e compartilhar experiências.

Em sua segunda edição no Brasil e quarta na América Latina, a Samsung ocupou o MASP com 9 horas de conteúdo. O foco foi na inovação, parte do DNA da empresa, com destaque para as apresentações de realidade virtual, wearables e Internet das Coisas, áreas em que a Samsung está na liderança do desenvolvimento.

O grande objetivo do Developer Day é funcionar como um promotor de ideias e talentos. Assim, a Samsung trabalha para que ele seja mais uma referência da empresa para desenvolvedores móveis e fomente o intercâmbio de experiências e projetos. “É pelo diálogo, treinamento e compartilhamento do conhecimento, que gera multiplicação de possibilidades, que fazemos esse evento”, afirma Mario Laffite, VP de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para a América Latina. “O Developer Day traz como pano de fundo um dos pontos principais de nosso trabalho: a tecnologia não é um fim, mas um meio; o fim são as pessoas. São as pessoas que fazem a tecnologia avançar”, completou.

Além do Developer Day, a Samsung, através do Media Solution Center América Latina, apoia desenvolvedores disponibilizando SDKs na internet e por meio dos treinamentos, mentoria e recursos do Samsung Ocean, centro de treinamento que tem unidades em Manaus e em São Paulo e por onde, em 2014, mais de 12 mil pessoas passaram. “O Ocean é um espaço aberto e amigável para desenvolvedores, onde eles podem trazer suas ideias e trabalhar para que elas se fortaleçam a partir do feedback de outros desenvolvedores e profissionais da área, além das orientações para a inserção do aplicativo no mercado”, comenta Eduardo Conejo, líder de P&D do Media Solution Center da Samsung para a América Latina. “No Developer Day, estreitamos ainda mais essa relação com desenvolvedores ao trazê-los para um ambiente onde podem trocar informações e experiências, além de demonstrar, nas apresentações sobre as próximas tendências da tecnologia, que o futuro pode ser desenvolvido agora”.

O Developer Day 2015 foi apresentado por Flavio Pripas, criador da rede social Fashion.me, que foi considerado um dos 100 Profissionais Mais Criativos pela Fast Company em 2012. Ele vendeu a rede social em 2014 e, desde então, se dedica ao site Bitinvest, que gerencia transações em bitcoin.

Parceiros

Em suas apresentações no Developer Day, os parceiros da Samsung apresentaram suas tecnologias aos desenvolvedores, inspirando oportunidades de negócios em diversos campos e alinhados com o ideal de inovação da Samsung.

A Unity fez uma apresentação sobre suas diversas aplicações além dos jogos – a engine pode ser usada, por exemplo, na construção civil e em máquinas de jogos de azar -, além das vantagens de se criar um jogo com Unity. Já a IBM trouxe a plataforma BlueMix, lançada há cerca de um ano, que facilita e acelera o desenvolvimento de aplicativos na nuvem em diversas linguagens. A GlobalCode, por sua vez, mostrou exemplos de aplicação da Internet das Coisas para resolver problemas do dia a dia, demonstrando as possibilidades infinitas dessa tecnologia, seja para uso na jardinagem doméstica, seja para controlar um barco pelo smartphone utilizando uma placa Arduino e um aplicativo próprio. E o Itaú e a RedPoint e.Ventures, com Flavio Pripas e apoio do Samsung Ocean, anunciou o lançamento do CUBO, espaço de coworking que tem a missão de fomentar o ambiente de empreendedorismo no Brasil. Ele será lançado em setembro, na Vila Olímpia, com seis andares e capacidade de atender 500 pessoas todos os dias.

Oportunidades no Ocean

A Samsung também aproveitou o Developer Day para anunciar oportunidades para desenvolvedores no centro de treinamento Ocean, em suas unidades em Manaus e São Paulo. São as aberturas das inscrições para dois cursos de quatro meses de duração: o Intensivo #4, que traz preparação em tecnologia e empreendedorismo e aceita novos candidatos até o dia 15 de junho, e o AppRUN, que tem foco em desenvolvimento de apps e jogos para smartphones e tablets. As inscrições para os dois programas podem ser feitas no site devday.oceanbrasil.com e são gratuitas, assim como os cursos.