Multinacional de base científica que desenvolve produtos inovadores, a 3M é líder mundial nos mercados de cuidados com a saúde, com a casa, produtos para escritório, abrasivos e adesivos. Visando a melhoria na agilidade e integração de suas informações, a empresa passou a utilizar o Office 365 ProPlus da Microsoft.

O modelo de negócio da empresa, com características colaborativas, foi defasando-se com o tempo. Mesmo após investir em soluções de colaboração por 10 anos, era possível notar que a sinergia das informações e equipes ainda não existia por completo. Após uma análise interna, foi concluída a necessidade de inovar as ferramentas de gerenciamento de conteúdo e comunicação da empresa.

Além da integração de informações e documentos, a mobilidade de informações também foi uma questão relevante para a migração à nuvem. Através da adoção do Office 365, os colaboradores ganharam agilidade em todos os processos internos. A praticidade de acessar aos arquivos a partir de qualquer dispositivo, sendo computadores, smartphones ou tablets, trouxe flexibilidade e redução de custos e de tempo para que cada um possa focar em projetos mais estratégicos.

Ferramentas diferenciadas como o Lync, sistema de comunicação interna para as empresas, e o OneDrive, que funciona como uma espécie de “pen drive na nuvem”, também proporcionaram à empresa ganhos evidentes. A integração dos colaboradores e disponibilidade de documentos e informações em local seguro foram grandes incentivos para a implementação do Office 365.

“No antigo cenário, as equipes de vendas e marketing perdiam muito tempo convertendo documentos para que pudessem utilizá-los em diversas plataformas, principalmente no tablet – dispositivo muito usado em apresentações externas para clientes. Após a implementação do Office 365, a produtividade das equipes e o atendimento ao cliente tiveram grande mudança positiva através da sinergia das informações e documentos”, diz Stephen Magnuson, Gerente de Infraestrutura de TI e Serviços da 3M.

Não foram apenas os usuários que obtiveram ganho com a inovação. A equipe de TI também teve grande ganho de tempo, pois, além de não precisar dispor de colaboradores focados tempo integral na manutenção dos servidores e do correio, as ferramentas tornaram-se mais práticas e intuitivas, permitindo que o próprio usuário consiga administrar tarefas.