As fraudes relacionadas ao consumo de energia elétrica representam, além do encarecimento do seu custo final e perigos relacionados a ligações irregulares, perdas estimadas em R$ 4,5 bilhões por ano – segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para conter esse gargalo, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) utiliza as soluções analíticas do SAS, líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics, para aumentar sua precisão na localização de desvios de energia e falhas técnicas em seus medidores espalhados pela região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Segundo o engenheiro de planejamento Iguatinan Monteiro, da Cemig, com a implementação do SAS Enterprise Miner, a companhia atualmente economiza cerca de R$1,5 milhão por mês ao detectar mais de 50% dos fraudadores a partir da modelagem estatística – cruzamento de informações sobre o histórico de consumo, características sócio-demográficas e potencial geográfico de cada domicílio. “Antes da utilização do Miner, conseguíamos localizar apenas 35% dos fraudadores durante a inspeção”, afirma Monteiro.
Depois de cruzar todos os dados, a tecnologia do SAS gera uma pontuação referente à probabilidade de um domicílio ser um potencial fraudador. “Quando o técnico faz a visita, ele já sabe antecipadamente qual instalação tem maior chance de acontecer falhas e desvios. Assim, conseguimos também identificar as unidades consumidoras com maior volume de desvio, aqueles que causam prejuízos significativos para a empresa e para o consumidor final’, destaca o engenheiro da Cemig.
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