A Governança de TI oferece um conjunto de regras e políticas, inclusive melhores práticas, relacionadas ao processamento das informações e das transações da organização.
O cumprimento das normas da Governança de TI garante que as informações que são processadas pelos sistemas de tecnologia da empresa sejam precisos e confiáveis. E que há pessoas cumprindo as regras e cada uma das etapas de cada processo pré-determinado.
É o que todo executivo de negócios gostaria de saber sobre a área de tecnologia, que – na grande maioria das vezes – é uma incógnita para ele.
A Governança de TI equivale ao conceito de Governança Corporativa, na empresa como um todo: uma série de processos e regras que ajuda a entender e gerenciar as companhias, especialmente quando deixam de ser organizações familiares. Tem a ver diretamente com a transparência das empresas.
Crescer o faturamento e reduzir custos são iniciativas comuns para a área de TI. E, muitas vezes, mostrar o valor da tecnologia nessas áreas é muito complexo. A Governança de TI ajuda nisso também.
O perfil do gestor de TI tem mudado em função da Governança de TI. Ou seja, cada vez mais ele tem de aprender a falar de negócios e menos de “tequiniquês”, como se diz no mercado.
Saiba mais na entrevista desta semana com Renato José Ferreira, CEO da Interadapt, empresa especializada em Governança de TI e no impacto da tecnologia nos negócios. Ouça a chamada desta entrevista:
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