O crescimento da demanda pelos produtos artesanais da microcervejaria gaúcha Irmãos Ferraro impulsionou a empresa a adotar os padrões GS1 para expandir os negócios além das fronteiras do Rio Grande do Sul. A implantação do código de barras garantiu uma identidade única aos produtos e a empresa passou a vender para aproximadamente 119 pontos do país, incluindo estados como Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte. No Brasil, o código de barras é fornecido e certificado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que fez um trabalho de consultoria para a cervejaria.
A ideia de investir na rastreabilidade dos produtos com o código de barras surgiu a partir da necessidade de acompanhar a produção das cervejas artesanais e obter o controle do estoque, uma vez que essas bebidas exigem um acompanhamento mais próximo por serem produzidas de forma diferente das bebidas industrializadas e terem, por exemplo, prazos de validade diferenciados.
Hoje o código de barras é o mais lido no mundo, com mais de 6 bilhões de leituras por dia. No Brasil, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é a representante nacional da GS1 Global, a única entidade responsável pelo licenciamento de códigos de barras. Mais de 58 mil associados entre pequenas, médias e grandes empresas, já receberam o apoio da entidade para impulsionar os negócios com a padronização e identificação de produtos e serviços.
Benefícios e expansão
O processo de padronização de informações na Irmãos Ferraro teve início em julho de 2014. Após um mês a empresa já possuía os códigos individualizados dos produtos, entre diferentes rótulos de cerveja, assim como tamanhos e embalagens. Com o código de barras a empresa atingiu o objetivo de expansão dos negócios e passou a vender para o grande varejo que atua com padrões de automação. O crescimento da marca para fora do estado de Porto Alegre, levou a empresa a investir cerca de R$ 150 mil reais para aumentar a produção de 7mil litros para 17mil litros de cerveja artesanal de alta qualidade por mês.
Com o código de barras, o produto passa a carregar um GTIN – número específico atribuído a cada item, composto de oito a treze dígitos impressos junto com o código de barras, válido em todo o mundo. A Irmãos Ferraro integrou o padrão GTIN ao módulo de rastreamento de produtos, que já existia no software de gestão utilizado pela empresa, e passou a rastrear os itens via GTIN.
Com o código de barras a Irmãos Ferraro ampliou a entrada dos produtos no mercado e fechou acordos com outras empresas, como a distribuidora catarinense VinoBier, especializada em rótulos artesanais com atuação em todo o Brasil. Além disso, após a implantação do sistema, outras cervejarias próximas passaram a se interessar pelo processo de automação para ganhar novos mercados.
Fundada em 2012 pelos irmãos Marcelo e Rodrigo Ferraro, com os sócios Fausto Blanco e Ulisses Bragaglia, a empresa conta com uma equipe de sete pessoas e já prepara o caminho para a segunda expansão.
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