A T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, está oferecendo ao mercado brasileiro mais um serviço baseado em cloud computing: o Dynamic Workplace. O novo serviço traduz o conceito de desktop virtual, com todos os aplicativos hospedados no data center da T-Systems e acessado via nuvem pelos usuários.

De acordo com o presidente da companhia no Brasil, Ideval Munhoz, o Dynamic Workplace envolve conceitos de mobilidade e é a maneira pela qual a T-Systems vai suportar seus clientes em suas necessidades de computação pessoal. “Todos os aplicativos utilizados pelos usuários estarão em um ambiente seguro, confiável e altamente resiliente”, afirma.

Como a oferta é nova e muitas empresas não trabalhavam com a gestão dos custos envolvidos na manutenção e gerenciamento dos desktops, a equipe de consultores da T-Systems está preparada para ajudar potenciais clientes a criar uma comparação baseada no custo total de propriedade de seus equipamentos. “Nem todos conhecem os custos envolvidos ali, por isso o resultado deste comparativo melhora muito de acordo com a maturidade do processo de gestão de custos do cliente”, afirma.

Munhoz lembra que, à infraestrutura de desktop virtual (VDI) e às aplicações virtualizadas, serão agregados outros serviços. Por exemplo, as empresas usuárias poderão não apenas virtualizar seus ambientes, como também terceirizar seu gerenciamento para a T-Systems. De acordo com o executivo, este é um ponto importante, pois não é raro que os responsáveis pelo gerenciamento do parque de desktops não saibam o que roda em suas máquinas legadas. “A facilidade de implementação criou ambientes onde a gestão é muito complicada, ou seu custo é altíssimo”, explica.

Para Munhoz, o Dynamic Workplace vai ajudar os clientes da T-Systems a reduzirem não apenas os custos de gestão do parque de hardware, mas também de seus aplicativos. “Nós trazemos o ambiente do cliente para dentro de nosso data center e oferecemos a gestão. Outros fornecedores de ambientes virtuais não fazem a gestão, o que aumenta ainda mais o risco de complexidade”, compara.

E os benefícios não param por aí. Com as aplicações virtualizadas, a latência no acesso a elas cai bastante, uma vez que o que trafega entre o data center o desktop do usuário são apenas telas. “Se as aplicações e os servidores estiverem na mesma infraestrutura, a otimização pode girar entre 30% e 40%, levando em conta a conexão entre o usuário final e o data center e a latência”, explica.

O Dynamic Workplace também garante rápida recuperação em caso de contingência, uma vez que o desktop virtualizado estará na mesma solução de disaster recovery dos servidores. Segundo Munhoz, levando em conta os custos envolvendo hardware, software e serviços, o uso do Dynamic Workplace pode representar uma redução de custos de até 50%, em média, para as empresas usuárias.

O Dynamic Workplace já está sendo oferecido ao mercado brasileiro pela T-Systems, com aplicativos que abrangem todo o ambiente do usuário. De acordo com Munhoz, o serviço é pago por usuário, de acordo com o tipo e o porte do ambiente exigido pelo cliente.

Oferta

Com a contratação do Dynamic Workplace, os clientes poderão contar com pacotes como:

– Básico: chamado Core, oferece apenas a virtualização das aplicações;

– Serviços opcionais: contam com uma série de funcionalidades que podem ser incluídas no Core, sendo acessadas por todos os seus usuários.

– Pacotes adicionais, que podem ser atribuídos a perfis de usuários pré-determinados. Incluem:

· Colaboração: com o uso do Dynamic Services Collaboration, anunciado em setembro deste ano, a T-Systems oferece um ambiente de colaboração, utilizando aplicativos Microsoft, em nuvem privada

· Mobilidade: os usuários baixam em seus smartphones, tablets ou notebooks um pacote de softwares que permitem controle de localização, aplicativos de segurança, distribuição de pacotes e trabalho off-line.

· Apps 3D: com foco nas áreas de engenharia e desenvolvimento de produtos, a T-Systems dedicou uma área de seu data center exclusivamente para rodar aplicações gráficas, permitindo sua virtualização.