O Gartner, empresa mundial de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, estima que as vendas de acessórios eletrônicos fitness deverão chegar a 68,1 milhões de unidades em 2015, abaixo dos 70 milhões de unidades em 2014. Essa queda temporária será impulsionada por uma sobreposição na funcionalidade entre as pulseiras inteligentes por outros monitores fitness e smartwatches. Porém, o mercado para pulseiras inteligentes e outros monitores fitness irão ressurgir em 2016, em virtude dos designs e modelos versáteis com displays de custo menor.
“Os equipamentos fitness são usados para monitorar a saúde, que caminha lado a lado com o condicionamento físico e o bem estar”, diz Angela McIntyre, Diretora de pesquisas do Gartner. “Os consumidores poderão integrar os dados da maioria dos dispositivos em uma única conta, em que seus dados poderão ser analisados por meio de computação cognitiva para fornecer insights úteis aos usuários. As iniciativas são financiadas pela Qualcomm, Apple (HealthKit), Google (Google Fit), Samsung (S.A.M.I.), Microsoft, Nike e Intel, entre outras empresas, que farão inovações nos equipamentos fitness e no monitoramento da saúde, criando a infraestrutura para a combinação dos dados relevantes para a saúde e o condicionamento físico”.
Os cinco principais form factors (formatos) de acessórios eletrônicos fitness são pulseiras inteligentes, relógios esportivos, monitores, cintas de monitoramento cardíaco e roupas inteligentes.
Os relógios esportivos e as cintas cardíacas estão bem estabelecidos, comparados com pulseiras inteligentes, que se tornaram populares pela primeira vez com o Jawbone Up, lançado em 2011. O Gartner afirma que a categoria de vestuário inteligente tem o maior potencial de crescimento pela frente, pois essa categoria está emergindo da fase de testes. As camisetas inteligentes já estão disponíveis para atletas e treinadores de times profissionais. A previsão é de que as vendas de vestuário inteligente deverão crescer de 0,1 milhão de unidades em 2014 para 26 milhões de unidades em 2016.
O Gartner prevê que, entre 2018 e 2020, 25% das pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão vendidos em canais não pertencentes ao varejo. Durante esse período, as pulseiras inteligentes e outros monitores fitness serão oferecidos cada vez mais em academias de ginástica, provedores de itens para o bem estar, seguradoras, clínicas de emagrecimento ou funcionários, às vezes por preços subsidiados ou gratuitamente.
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