“A opção pelo software de código aberto e mais especificamente pelo modelo OpenStack foi feita em meados do ano passado, quando o UOL entendeu a relevância da comunidade de desenvolvimento que se criou ao redor dessa plataforma”, explicou Guilherme Pelliciotti, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no UOL, responsável pelas áreas de UOL Host e Cloud Computing do maior provedor de acesso à internet do país.

Ele apresentou a solução utilizada pelo UOL no OpenSTack Meting, promovido pela Dualtec. O evento está discutindo os próximos passos da computação em nuvem. O executivo falou sobre a utilização do software, destacando os benefícios de custo, desempenho e estabilidade.



“Estudamos algumas soluções opensources e outras fechadas e ao compararmos os custos do desenvolvimento interno da solução vimos que a OpenStack era a que mais valia a pena.

Além disso, devido à maturidade da plataforma, mais especificamente do Swift, optamos por utilizá-la como plataforma base do nosso produto”, disse.



Para isso, foram desenvolvidas integrações dos sistemas e soluções de infraestrutura. “Fizemos alguns testes em ambiente de produção, utilizando cargas reais do UOL como cliente desse serviço e optamos por desenvolver algumas integrações internas como Billing e Autenticação, para fusão com nossa plataforma de desenvolvimento, além de uma camada de distribuição e cache para aumentar a escalabilidade dessa plataforma”, completou Pelliciotti.

Segundo ele, apesar de colaborativa e de ter código aberto, a plataforma é extremamente robusta e satisfatória. “para nós o benefício imediato é a utilização interna dos produtos desenvolvidos por outras áreas do UOL. Atualmente o próprio portal é o principal cliente desse produto. Temos bons feedbacks de nossas equipes internas e nossos clientes estão satisfeitos com a solução”,afirmou. 

Outro ponto relevante é a aderência do roadmap evolutivo do openstack com as necessidades encontradas no mercado de Cloud Computing, o que para Pelliciotti foi decisivo na opção pela plataforma.