Buscando ter maior estabilidade e escalabilidade na infraestrutura de TI e melhorar o desempenho das plataformas de software e hardware, a Coca-Cola Refrescos Bandeirantes (Rebic), empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, adotou, em abril de 2014, o Oracle Database Appliance X3-2 e o Oracle Real Application Clusters.

A decisão pelas soluções da Oracle se baseou nas dificuldades geradas por uma infraestrutura heterogênea instalada em máquinas de baixo desempenho, com ambiente virtual instável e falhas de backups.

Fundada em 1986, a Rebic produz, distribui e vende de forma exclusiva para a região Centro-Oeste, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil. Distribui e vende também nesta mesma área, as cervejas da Heineken Brasil, os sucos, chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos da Sabb e as águas minerais da Acqua Lia. A companhia emprega mais de 2.600 colaboradores diretos e 5.200 indiretos, atendendo 237 cidades com 29 mil pontos de vendas e indiretamente 16 cidades com 1.600 pontos de vendas.

As onze unidades de negócios da Rebic apresentam volume de transações moderado, mas com alta disponibilidade, 24×7. São emitidas cerca de 15 mil notas por dia. Por isso, a empresa precisava de um banco de dados mais moderno e robusto, como o Oracle Database Appliance.

Entre os motivos que levaram a Rebic a optar pelo Oracle Database Appliance e pelo Oracle Real Application Clusters estão: tecnologia embarcada no hardware, versatilidade, conectividade, robustez, alta produtividade, rapidez e capacidade no processamento, além de facilidade no gerenciamento. A opção pelas soluções da Oracle também se baseou no fato de disporem de ferramentas de gestão proativas dos sistemas críticos, em consonância com os requisitos de negócio.

A empresa conta também com o Oracle Active Data Guard, para proteção dos dados em tempo real, bem como os recursos de backup e recovery DataPump e Rman.

Com o Oracle Database Appliance, a Rebic alcançou redução do tempo de processamento e aderência perfeita do sistema ao processo de negócio. O ciclo de produção, distribuição e vendas tornou-se ágil.

Se o grande desafio era estabilidade, o Oracle Database Appliance atendeu às necessidades da Rebic. Desde a implementação, o ambiente opera sem interrupções, exceção para as manutenções programadas.

Em termos de processamento, o ganho também é facilmente medido. Um dos relatórios mensais da Rebic demorava 54 minutos para ser gerado. A partir da implementação do Oracle Database Appliance, esse tempo foi reduzido em 87%, sendo gerado em apenas sete minutos.

A solução Oracle Database Appliance vem garantindo ainda à Rebic agilidade nas tomadas de decisão, via simulações em dashboards e otimização dos recursos internos. A adoção proporcionou uma política salutar de backup, sem as anomalias encontradas no ambiente anterior.

Todo o processo de análise das ferramentas disponíveis e a implementação foram conduzidos pela Red & White IT Solutions, empresa também pertencentes ao Grupo José Alves, com o apoio da 3DB Consultoria, parceira Gold da Oracle. O planejamento detalhado foi essencial para o sucesso da migração, que envolveu diversos profissionais.

Foi um projeto altamente complexo, pois a estrutura Oracle Real Cluster Application no Oracle Database Application englobou todos os bancos de dados que antes estavam distribuídos em vários servidores e versões. A implementação foi dividida em duas fases. A primeira, que durou cerca de um mês, foi de instalação e cópia das bases para a nova estrutura. A segunda fase foi de homologação dos aplicativos no novo ambiente, o que levou cerca três meses. Foram necessários mais dois dias para colocar a ferramenta em operação.

Para a TI da Rebic, além da segurança das informações corporativas, do suporte aos processos críticos e da garantia do trabalho contínuo, há outros benefícios indiretos na implementação do Oracle Database Appliance, como a visibilidade do retorno sobre os investimentos e o crescimento sustentável e maior visibilidade da área dentro da companhia.

A Rebic firmou contrato com a Oracle em abril de 2014 e a solução iniciou suas operações em julho de 2014, quando foi colocado em produção.

“Com o aumento de unidade de negócios e o crescimento da companhia, a gestão ficou muito complexa e o custo com as atualizações de softwares e hardwares, muito alto. Diante desses obstáculos, estudamos a melhor resolução e constatamos que a unificação no ambiente Oracle Database Appliance seria ideal”, afirma Odiberto Pedrosa da Silva, gerente de produção da Coca-Cola Refrescos Bandeirantes (Rebic). “Precisamos manter nossa operação sem interrupções e o Oracle Database Appliance garante isso oferecendo uma plataforma de negócios estruturada e alinhada aos padrões de mercado”.

“Quando uma empresa opta pelos nossos produtos e soluções por enxergarem que, além das qualidades técnicas, eles simplificam a TI, vemos que estamos trabalhando no caminho certo. Queremos que a Rebic e todos os nossos clientes possam se dedicar à gestão de seus negócios, tendo a área de tecnologia como uma grande ferramenta para apoiar o crescimento e o sucesso”, comenta Fabiano Matos, vice-presidente de Sistemas da Oracle do Brasil.

“Ficamos satisfeitos em oferecer à Rebic todo o apoio nesse projeto, desde o minucioso planejamento até a avaliação positiva da implementação das soluções Oracle.”, comenta Dejair Resende, Diretor de Operações da Red&White Solutions.