Um dos mais importantes eventos mundiais dos negócios digitais, a CeBIT 2011 em Hanover, na Alemanha, está sendo organizado sob o tema “Viver e trabalhar na nuvem”. E mais: a Deutsche Messe, realizadora da CeBIT, promoverá no Brasil a BITS – Business IT South America, em maio do ano que vem.

Segundo o Gartner, o volume de vendas e faturamento mundial com os serviços em nuvem alcançarão neste ano a cifra de US$ 68,3 milhões, o que representa um aumento de 16,6% em relação ao ano passado.

O Gartner estima que até 2014, o faturamento alcançará aproximadamente US$ 148,8 milhões. De acordo com Umminger, esse cenário incentiva os fornecedores de soluções e serviços de TI a reestruturar seus modelos de negócios, a fim de utilizar o enorme potencial da comunicação em nuvem.

“Os profissionais visitantes (da CeBIT 2011) terão uma visão global das aplicações e serviços em nuvem existentes no mercado. A feira irá orientar e exemplificar as melhores práticas através de exposição nos estandes, bem como nos inúmeros fóruns técnicos durante o evento”, disse Umminger.

A CeBIT 2011 terá quatro novas plataformas de exposição: a “CeBIT pro”, direcionada para profissionais da tecnologia da informação e comunicação; a “CeBIT gov”, para governos e instituições públicas; a “CeBIT lab”, um ponto de encontro dos institutos de pesquisa internacionais e universidades; e a “CeBIT life”, a nova plataforma dos consumidores high-tech.

As Global Conferences da CeBIT 2011 abordarão o tema “O poder da Criatividade e da Inovação”. Os tópicos serão voltados à computação na nuvem, às redes inteligentes, aos negócios em tempo real, realidade aumentada e aplicativos móveis.

O país parceiro da próxima edição da CeBIT será a Turquia. De acordo com Umminger, “a Turquia tem um mercado de TI de 18 bilhões de euros.”

O Brasil será o maior representante da América Latina na CeBIT 2011, com 45 expositores e, por sua representatividade, pode vir a ser o parceiro do evento em 2012 ou 2013, conforme anunciou o vice-presidente da feira.