A Dassault Systèmes (Euronext Paris: #13065, DSY.PA), empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial de software design 3D, Mock Up Digital 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), e a Ecole Nationale d’Ingénieurs de Metz (ENIM – Escola Nacional de Engenharia francesa), anunciam que a ENIM e 15 outras universidades, em dez países, incluindo o Brasil, estão oferecendo aos alunos de engenharia uma experiência única de inovação social e aprendizado colaborativo, baseada na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes.
O programa pioneiro “Global Factory”, que se prepara para seu terceiro ano, reuniu alunos de engenharia de 16 universidades em sete localidades diferentes no mundo, utilizando a plataforma multidisciplinar 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes. Todos os participantes usam a plataforma e a tecnologia em nuvem para a criação de projetos, manufatura digital, simulação e análise científica e colaboração. O resultado é um rico modelo computacional de uma fábrica de automóveis completa e otimizada em múltiplos aspectos, incluindo edifício, layout do chão de fábrica, definição de processos, produção, programas de robôs e máquinas, ergonomia dos operadores e sistemas complexos.
Participantes da Global Factory:

· Universidad Nacional de Cuyo (Argentina)
· Universidad Nacional de La Matanza (Argentina)
· Universidad Catholica de Córdoba (Argentina)
· Universidad Nacional de La Plata (Argentina)
· Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)
· Universidade Federal do Amazonas (Brasil)
· Nanjing University of Technology (China)
· Nanjing University of Science & Technology (China)
· Universidad de Antioquia (Colômbia)
· Universidad EAFIT (Colômbia)
· Khalifa University of Science Technology and Research (Emirados Árabes Unidos)
· Technical University Kaiserslautern (Alemanha)
· Instituto Tecnológico de Las Américas (República Dominicana)
· Ecole Nationale d’Ingénieurs de Metz (França)
· UNIVERSIAPOLIS Ecole Polytechnique d’Agadir (Marrocos)
· Universidad ESAN (Peru)

O sucesso dos primeiros dois anos do programa Global Factory levou a ENIM e outros participantes a planejarem uma expansão de seu campo disciplinar, em setembro de 2014. Neste ano, a Global Factory vai se tornar uma “Fazenda Digital” e fará com que alunos dos cursos de agronomia, mecânica, ergonomia, sistemas e engenharia industrial repensem os equipamentos agrícolas no contexto de uma experiência de agricultura.
“A colaboração social, baseada em nuvem, foi um motivo chave para que o programa Global Factory superasse sua meta”, diz Pierre Chevrier, diretor da ENIM. “Em um ambiente disperso, como o que os engenheiros vivem diariamente, as tecnologias de rede social são obrigatórias para uma inovação bem sucedida. Esta é uma competência fundamental que todo engenheiro precisa para ter sucesso no atual mundo de negócios multicultural”, afirma.
A aplicação social 3DSWYM da plataforma 3DEXPERIENCE é essencial para o projeto. Graças a esse ambiente social de inovação, os alunos podem trocar ideias, fazer perguntas, instalar aplicações e acessar materiais de treinamento a qualquer hora, em qualquer lugar. Trabalhar entre grupos internacionais com diferentes idiomas nativos em fusos horários dispersos é um desafio para projetos de inovação complexos. A Global Factory oferece aos estudantes oportunidades práticas de aprendizado para entenderem e desenvolverem essa competência.
“Para eles, a inovação e a colaboração são atividades sociais. A colaboração social é uma prática essencial de engenharia global. O programa Global Factory da ENIM ilustra como nossa plataforma 3DEXPERIENCE é perfeitamente adequada para transferir tais práticas competitivas em uma experiência de aprendizado dos estudantes”, afirma Philippe Forestier, Vice-Presidente executivo de relações globais da Dassault Systèmes. “Este é o futuro da educação e estamos orgulhosos de ajudar universidades que pensam desta forma, como a ENIM e suas parceiras”, conclui.