Oferecer uma tecnologia confiável, robusta e flexível de comunicações para o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, capaz de evoluir sem rupturas e de maneira simples. Garantir o trabalho com os mais altos níveis de atendimento (SLA), inerentes aos aeroportos, de todos que a utilizam. E satisfazer plenamente os milhares de clientes alocados dentro desta infraestrutura – estes eram os maiores desafios da Alcatel-Lucent Enterprise e de seu parceiro VS Telecom junto à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Em junho de 2012, quando o Contrato de Concessão foi assinado, transferindo a gestão do aeroporto à iniciativa privada, todos os contratos de fornecimento e serviços foram reavaliados, incluindo a parte de telecomunicações. A Concessionária, após analise minunciosa, optou pelo uso da tecnologia da Alcatel-Lucent Enterprise e pelo expertise da VS Telecom, dando prosseguimento ao trabalho junto ao GRU Airport.

De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, CIO do GRU Airport: “A tecnologia de voz e dados da Alcatel-Lucent Enterprise, em parceria com a VS Telecom, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém-inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas etc) do sítio aeroportuário.

Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 foi construído em um ano e sete meses, possui uma área de 192 mil m2 – maior do que os outros três terminais juntos –, e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Sua estrutura possui um espaço maior na área restrita (após a inspeção de raios-X) do que na área pública. Seus dois pátios têm capacidade para 34 aeronaves. Cerca de 38 mil pessoas trabalham no aeroporto.

Ritzmann ainda acrescenta que o atual data center do aeroporto conta com o que há de mais novo em termos de soluções de TI e telecom. A solução de voz da Alcatel-Lucent, composta por servidores e switches, estão alocados em um ambiente com o que há de mais moderno em termos de segurança e redundância de energia, composta por cinco níveis, fazendo com que a infraestrutura de TI nunca saia do ar e garantindo o funcionamento ininterrupto do aeroporto.

Ao todo são mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da Administração, Terminais de Passageiros, Terminal de Cargas (TECA), Terminal Remoto, canteiro de obras, além de Wi-Fi para uso corporativo.

“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos), 600 portas de dados, que incluem os pontos de rede, Wi-Fi na área administrativa”, afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto. “Nosso conhecimento para atender as complexas operações do aeroporto, aliado à tecnologia confiável da Alcatel-Lucent, são os diferenciais e a chave do sucesso”, conclui.

Para Luiz Ritzmann: “Esta infraestrutura de telecomunicações é a responsável por atender o principal ‘hub’ aeroportuário da América Latina. Os ramais telefônicos atendem, além da área administrativa, a segurança, a manutenção, o ambulatório, todos os balcões de check-in dos quatro terminais, as agências bancárias, os Correios, as locadoras de carros, o Free Shop, lojas, restaurantes e o Hotel Pullman SP International Airport (antigo ‘Caesar Park’), que também faz parte do sítio aeroportuário. Sem mencionar os telefones das autoridades públicas que atuam no aeroporto – os switches são os responsáveis pela parte de dados e telefonia IP desses órgãos e de todo aeroporto”.

“Segurança operacional, a experiência do passageiro (cliente) e o engajamento das pessoas são os pilares do GRU Airport, que tem como principal referência disso o Terminal 3. Nós acreditamos que essa evolução se assemelha muito com a nossa visão e as soluções de comunicações e dados que ofertamos para organizações de todo mundo. Estamos muito satisfeitos e empolgados com a plena satisfação de nosso cliente, que já liderava a inovação no Brasil, olhou para o futuro e garantiu a melhoria contínua pelas próximas décadas”, completa Renato Yoshizako, gerente de canais da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil.

Esta inovação também pode ser exemplificada com os processos automatizados para facilitar o fluxo de passageiros do Terminal 3, como despacho automático de bagagem, portões eletrônicos de controle de imigração/emigração e sistema que vai permitir despachar bagagens com dez horas de antecedência. Isto quer dizer que, da porta de entrada até o avião, o passageiro praticamente não terá contato com nenhum funcionário.