A T-Systems do Brasil, subsidiária de uma das líderes mundiais em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT), pertencente ao grupo Deutsche Telekom, está intensificando suas ofertas de “Connected Car” (Carro Conectado) no mercado brasileiro. O conceito consiste de soluções e serviços de infraestrutura padronizada para todos os fabricantes de automóveis.

De acordo com Camilo Rubim, vice-presidente de vendas da T-Systems Brasil para o segmento automotivo, com as ofertas, a companhia está apta para suportar todos os sistemas – do iOS e Android aos proprietários – e de provedores que queiram interligar suas soluções. “As interfaces podem ser utilizadas, por exemplo, para manutenção preventiva, apólices de seguro ou serviços de mobilidade, como abastecimento, descanso e estacionamento”, explica.

As ofertas da T-Systems abrangem as áreas de Conectividade (com soluções M2M para altos volumes de processamento); Conteúdo (para entretenimento e mobilidade); Telemática (incluindo plataforma, serviços e integração entre negócios e TI); e operação (com soluções de hosting, nuvem e segurança). “Há três anos estamos explorando este mercado na Europa, com soluções oferecidas a montadoras, fabricantes, concessionárias, OEM e empresas de manufatura automotiva e de logística”, comenta Rubim.

Este tempo de mercado já resultou em projetos realizados em companhias como BMW Connect Drive Hot Spot, Daimler, Volkswagen, eCall Motorbike, SIXT, Telekom Drive and Enjoy, MAN e Continental, entre outras. O especialista em Connected Car da T-Systems Alemanha, Kai Probst, explica que o sucesso das ofertas se deve à profunda transformação pela qual a indústria automotiva vem passando. “Investir neste tipo de solução é crucial para inovar e atender à demanda dos usuários, que cada vez mais buscam serviços de Connected Car, entretenimento e segurança. Em muito pouco tempo a tecnologia embutida será um diferencial para a escolha de um veículo”, afirma.

Rubim reconhece que o mercado brasileiro ainda não está no mesmo patamar do europeu, mas afirma que muitas fábricas, montadoras e OEM estão avaliando e adotando este tipo de solução. “Temos um mercado bastante promissor no Brasil e estamos realizando estudos para conhecer melhor nossos clientes e intensificar a oferta de soluções que os ajudem a criar produtos e serviços diferenciados”, diz.

Para atender ao mercado brasileiro, a T-Systems do Brasil conta com uma equipe estruturada na Europa, apta a atender projetos locais, e tem as equipes locais de Engenharia e M2M recebendo treinamento em todas as soluções de Connected Car. “Estamos trabalhando forte e já com alguns projetos em negociação”, revela Rubim.

Soluções de ponta a ponta
Entre as soluções disponibilizadas pela T-Systems dentro do conceito de Carro Conectado, destaque para:

Manutenção preventiva: Carros conectados enviam regularmente os dados do sensor para concessionária, seguradora ou oficina mecânica, que por sua vez, avisa o condutor que o veículo precisa de reparo, como por exemplo, trocar as pastilhas de freios ou fazer um check-up, entre outras manutenções do carro. Através do conector ODB, as montadoras conseguem se antever a um recall, fazendo uma análise preditiva, evitando futuros recalls.
Serviços de Logística / Gerenciamento de Frota: Caminhões podem enviar mensagens continuamente para empresas de logística com informações sobre o seu status e posição, calculando o melhor caminho para o motorista de acordo com a dinâmica do tráfego e navegação remota. Com serviços como ArrivalControl da Deutsche Telekom, comerciantes e fornecedores gerenciam a frota e informam os clientes sobre a hora exata de chegada.
Gestão de Tráfego Conectado: Na comunicação Car2Car, carros conectados avisam uns aos outros de obstáculos na estrada, acidentes ou tempestades. Ao mesmo tempo em que envia dados para centrais de gerenciamento de tráfico, como a CET, polícia e outros. Graças aos sistemas de navegação conectados com rotas dinâmicas de tráfego, motoristas podem ser redirecionados quando há congestionamento
(Car2Infrastructure). A comunicação ocorre via Internet (Wi-Fi, cartão de chip e Bluetooth) e através de sensores, câmeras e sistemas de radar nos carros para coletar os dados.
Redução de Custo: Aplicações permitem conhecer o estilo de dirigir do condutor, prevendo economia de combustível e CO2, e aos motoristas saberem sobre os postos de gasolina mais baratos em sua rota e a manter o controle dos preços dos combustíveis.
Emergência: No futuro, os carros serão automaticamente capazes de fazer uma chamada de emergência caso se envolvam em um acidente. A União Europeia esta planejando o sistema de e-chamada como obrigatório a partir de 2015 e a Deutsche Telekom está envolvida no projeto de pesquisa SmartSenior, onde informações médicas de idosos, tais como a sua frequência cardíaca, são registradas continuamente para que a ajuda possa ser fornecida rapidamente no caso de emergência. Se um motorista sênior perde a consciência, um sistema de travagem dirige o carro para a faixa de emergência e, ao mesmo tempo, faz uma chamada de emergência e transmite os dados médicos.
Entretenimento: viagens de férias também serão divertidas para as crianças, que contarão com uma conexão de Internet de banda larga para assistir filmes infantis ou ouvir livros de áudio no banco de trás, usando o programa “on-board”.
Hotspot: passageiros podem estar conectados com um hotspot ou Wi-Fi integrado. Muitos motoristas usam uma aplicação de navegação integrada ao celular ou tablet, seja para responder e-mails ou conectar a redes sociais. Empresários podem acessar aplicativos da empresa a partir da nuvem.
Mobilidade Elétrica: Carros elétricos obtêm informações sobre o próximo ‘chargingstation’ e pode reservá-lo através de uma plataforma de dados de e-mobilidade aberta. O pagamento na estação é feito com um cartão de débito ou cartão de crédito.
Car-sharing – mais e mais pessoas estão compartilhando carros. Em alguns países já é possível encontrar um veículo adequado na vizinhança usando smartphone. O que há de prático é que a chave do carro é armazenada eletronicamente no smartphone.