No Ciab FEBRABAN 2014, a Oracle destacará como seu conhecimento do mercado financeiro permite a oferta de soluções para gestão de Big Data e Fast Data, que podem auxiliar as instituições financeiras a atender melhor aos clientes, propiciando experiências mais personalizadas e bem-sucedidas; oferecendo serviços diferenciados e a combater fraudes.
As soluções de Big Data e Fast Data da Oracle, especialmente aquelas que rodam com Oracle Database In Memory, têm mais capacidade e velocidade de armazenamento e processamento, bem como melhor desempenho analítico, viabilizando análises sofisticadas para tomada de decisão. Estas características são fundamentais para reforçar a infraestrutura de TI dos bancos para gestão do gigantesco volume de dados gerados diariamente em múltiplos canais, revertendo-os em diferenciais de negócios, como, por exemplo, a simplificação e desburocratização dos processos para os consumidores em médio prazo.
Ao adotar soluções de Big Data, as instituições financeiras, além de conseguirem analisar seus imensos e complexos bancos de dados relacionais, ganham capacidade de análise sobre um verdadeiro tesouro escondido em bancos de dados menos estruturados, como blogs, redes sociais, e-mail, sensores e fotos, entre outros. Esta gestão do Big Data é essencial para analisar diferentes comportamentos e situações para produção de relatórios para a tomada de decisões imediatas pelas empresas – em geral off line.
A Oracle oferece para as instituições financeiras o portfólio mais amplo e integrado de soluções para armazenar, processar, organizar e analisar essas fontes de dados diversificadas, além de analisá-las com os dados existentes para encontrar novas ideias e aproveitar relações ocultas. As principais soluções da Oracle para gestão de Big Data são: Oracle Big Data Appliance, Oracle Big Data Connectors, Oracle Data Integrator, Oracle Advanced Analytics, Oracle Exadata Database Machine, Oracle Exalytics In Memory Machine, Oracle Data Warehousing, Oracle Business Intelligence, entre outras.
Mas na “era da informação”, na qual os clientes estão permanentemente conectados, fornecendo opiniões e insights sobre expectativas em relação a produtos e serviços, assim como exigindo, reclamando e influenciando a percepção de milhares de outros consumidores on-line. A comunicação bancária precisa ocorrer em todos os canais possíveis, inclusive móveis, de maneira totalmente integrada, coordenada e em tempo real, estando munida de conhecimento do perfil e das expectativas dos clientes. Afinal, o consumidor hoje dificilmente se dirige a uma agência para conversar com o gerente de sua conta bancária.
Diante deste desafio, o ideal é que as soluções de Big Data sejam utilizadas pelos bancos associadas às de Fast Data, que são uma evolução do conceito de Big Data. O Fast Data consiste em várias tecnologias trabalhando lado a lado para identificar informações valiosas contidas no gigantesco volume de dados diários das empresas em alta velocidade, propiciando análises e decisões on-line.
Ao utilizar o Fast Data, um banco, por exemplo, identifica de imediato que um determinado cliente está acessando o Internet Banking, determina seu comportamento e retorna on-line com uma oferta adequada para que aquela pessoa tenha suas expectativas atendidas, em função da análise de comportamentos anteriores. Existe ainda a possibilidade de uma operadora de cartão de crédito, por exemplo, ao saber que o consumidor está utilizando o cartão em um shopping center, enviar para imediatamente para o celular do usuário ofertas de parceiros comerciais relacionadas a sua geolocalização.
Para a prevenção e combate à fraudes, a gestão do Big Data associada às ferramentas de Fast Data tem seus benefícios facilmente contatados, porque por meio da autenticação adaptativa, que mapeia os hábitos dos clientes, combinada ao perfil e às informações sobre ele disponíveis contidas nos cadastros do próprio banco ou disseminadas on-line, inclusive nas redes sociais, possibilita análises bastante assertivas para identificar se determinada operação está sendo realizada por ele mesmo ou não.
Em caso de suspeita de fraude, com o imediatismo desta informação obtida com as soluções de Big Data associadas ao Fast Data, a instituição financeira pode enviar avisos on-line para os aparelhos móveis dos clientes sobre transações duvidosas, com a possibilidade de bloqueio mais rápido das linhas de crédito e aviso às autoridades.
Podem ser citados também benefícios para diferentes processos de negócios, diretamente relacionados ao core business das instituições financeiras. Uma financeira com o uso de soluções de Big Data e Fast Data pode, por exemplo, em poucos minutos coletar, armazenar e fazer pesquisas on-line sobre o histórico financeiro de um interessado em empréstimo, avaliando seu status e fornecendo o produto, com taxas de juros adequadas ao perfil do cliente, ou negando de imediato à concessão.
Entre as principais soluções de Fasta da Oracle estão: Oracle Event Processing, Oracle Data Integrator Enterprise Edition, Oracle Business Analytics, Oracle Real-Time Decisions, Oracle Business Process Managment, entre outras.
“Com o crescimento da “bancarização”, ou seja, aumento do volume de clientes com contas corrente e de poupança nas instituições financeiras, intensificação da concorrência, inclusive nos serviços on-line, e necessidade de atender mais e melhor aos clientes, os bancos têm de reforçar sua infraestrutura para serem ainda mais ágeis e eficientes, oferecendo excelência no atendimento aos clientes. Hoje não é suficiente atender às demandas, é essencial superar expectativas. Para isto, o ideal é que contem com soluções ágeis e que literalmente permitam análises sofisticadas com respostas on-line aos parceiros e clientes, ou seja, façam gestão de Big Data e Fast Data com ferramentas in Memory””, afirma Alessandra Martins, vice-presidente de vendas de Financial Services da Oracle do Brasil.
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