O Gartner apresenta estudo dizendo que o mercado mundial de software de Business Intelligence e analíticos, que consiste de plataformas de BI, suítes de gestão de performance corporativa, aplicações analíticas e analíticos avançados, totalizou US$ 14,4 bilhões, em 2013, um aumento de 8% em relação a 2012. Esse mercado será analisado com mais detalhes durante a Conferência Gartner Business Intelligence e Gestão da Informação, nos dias 13 e 14 de maio (Terça e Quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

“De uma forma geral, como no ano passado, o mercado está mudando os mecanismos que mantêm o crescimento na casa de um dígito. Ao mesmo tempo, estamos à beira de uma série de pontos de ruptura que facilitarão um interesse sem precedentes e a adoção dos analíticos”, afirma João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner e chairman da Conferência.

Houve muitos fatores que contribuíram para a diminuição do mercado, em 2013. Primeiramente, o efeito da macroeconomia desafiadora. Nenhuma região no mundo cresceu mais que 12%, isso rompe a suposição estratégica que muitos dos grandes fornecedores tiveram durante anos – os mercados emergentes estão crescendo mais rápido. Em segundo lugar, continua a confusão em torno de qual é a melhor forma de impulsionar analíticos em Big Data. Muito desse investimento foi feito fora do BI tradicional, em silos, infraestrutura e serviços experimentais. O terceiro ponto é que o aumento dos orçamentos de TI é quase nulo e as ferramentas tradicionais de BI já chegaram a um ponto de reversão e crescimento mais lento. Por isso, alguns líderes de mercado com ênfase nesses componentes apresentaram um crescimento de submercado.

No destaque está a SAP, mais uma vez, que teve um faturamento mais alto, comparado a outros fornecedores, registrando US$ 3,1 bilhões e 21,3% do mercado, acima dos 5,3%, em relação a 2012 (veja tabela 1). A Microsoft teve o maior crescimento dos cinco principais fornecedores, em 2013, com um aumento no faturamento de 15,9%, comparado a 2012, chegando a US$ 1,4 bilhão.