A Trombini, uma das maiores produtoras de embalagens de papel e de papelão ondulado do mercado brasileiro, implementou o sistema de gestão empresarial Oracle E-Business Suite 12.0.6, e já constata no dia a dia os benefícios de ter processos consolidados, padronizados e integrados, com maior segurança da informação e eficácia para tomada de decisões.
Com forte atuação em três verticais (produção de papel, produção e vendas de embalagens de papelão ondulado e microondulado, além de sacos de papel multifolhados), a Trombini sempre atuou com uma forte cultura de TI, com uma área bem estruturada e focada em apoiar o crescimento dos negócios da empresa, atendendo empresas dos setores alimentícios, de agronegócio e de construção civil, entre outros, distribuídas no Brasil e no exterior.
Fundada em 1941, a empresa utilizava sistemas proprietários e conseguiu suprir as demandas das áreas de negócios por 20 anos. Em 2006, a empresa definiu a necessidade de investir em uma solução mais robusta, escalável com facilidade de integração e escolheu, em 2008, o Oracle E-Business Suite para atender melhor às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.
A diversidade de produtos, o crescimento do volume de negócios e o compromisso da Trombini com a excelência de atendimento aos seus clientes e agilidade nos prazos de entrega exigiram que a implementação iniciada em março de 2009, do Oracle E-Business Suite fosse realizada simultaneamente em todas as fábricas, escritórios e centros de distribuição, com implantação sem interrupções que comprometessem as operações da empresa.
Para viabilizar o go live, a Trombini formou uma equipe multidisciplinar, com cerca de 100 profissionais provenientes das diferentes áreas operacionais e de negócios, que trabalharam em conjunto com os consultores Oracle para realizar a implementação de forma ágil e estruturada.
A implementação foi bem-sucedida e viabilizou a integração de todas as unidades da Trombini – a matriz e as três unidades fabris de papel, embalagens de papelão ondulado e sacos de papel multifoliados em Curitiba (PR), a fábrica de papel kraft em Fraiburgo (SC) e a de papelão ondulado em Farroupilha (RS), além dos escritórios comerciais de Londrina (PR), São Paulo (SP), Blumenau (SC) e centros de distribuição em Ivoti (RS), Teutônia (RS), Cocal do Sul (SC) e Curitiba (PR) – em agosto de 2010. O projeto contemplou desde o princípio a integração do ERP da Oracle com sistemas especialistas já adotados pela Trombini para suas operações, entre eles o sistema fiscal Mastersaf e gestão financeira Gesplan, além de permitir o desenvolvimento de customizações.
Um benefício imediato foi o fato da implementação do Oracle E-Business Suite não ter afetado o cotidiano dos negócios, pois ocorreu sem interrupções relevantes dos processos. Outros resultados importantes e verificados poucos meses após o início das operações do sistema foram o aperfeiçoamento dos processos, o maior detalhamento e controle de todos os custos de produção, integração da área de suprimentos e a maior agilidade no atendimento dos prazos de entrega das mercadorias aos clientes.
Com o Oracle E-Business Suite, a Trombini conseguiu mapear mais detalhadamente cada etapa de seus processos operacionais e de negócios, ajustando seus custos e melhorando sua condição de precificação para atender as especificidades de diferentes clientes. Como consequência, fortaleceu sua estratégia comercial e facilitou a tomada de decisão das áreas de negócios, melhorando seus resultados financeiros.
Em função da diversidade de produtos e operações, outro aspecto estratégico para a Trombini é o fechamento dos resultados contábeis e financeiros, que é hoje no Oracle e-Business Suite integrado ao Mastersaf. Anteriormente, o fechamento acontecia no 11º dia útil, agora com todas as áreas e unidades produtoras, de logística e vendas integradas, tudo é concluído em 6º dia util.
Além do Oracle E-Business Suite, a Trombini adotou diversas tecnologias da Oracle, entre elas o Oracle Database, o sistema operacional – Oracle Linux –, e o Oracle SOA Suite, entre outras. Em julho de 2014, a Trombini pretende fazer a migração de versão do Oracle E-Business Suite para 12.1.3.
“A Oracle é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, oferecendo processos, infraestrutura e um portfólio de soluções completo e integrado. O Oracle E-Business Suite veio ao encontro de nossos objetivos, que consistiam em aperfeiçoar os processos para termos informações consolidadas e confiáveis, com segurança dos processos e agilidade na tomada de decisões. Além disso, buscávamos maior facilidade tecnológica, com ferramentas escaláveis e flexíveis, que permitissem evoluir as áreas de negócios e nossa infraestrutura de TI de acordo com as novas demandas geradas pelo crescimento da empresa”, afirma Anibal Tebet, CIO da Trombini.
“Com a implementação, nós obtivemos melhorias expressivas na gestão dos processos operacionais e de negócios, ganhamos mais segurança e confiabilidade nos dados, controle detalhado dos custos de produção e aperfeiçoamos nossa precificação, apoiando às diferentes áreas da empresa. Isto se reflete em vendas e, por consequência, melhores resultados financeiros. Estes resultados são consequência de um trabalho estratégico conjunto e muito bem elaborado por líderes de diferentes áreas de negócios da Trombini e da consultoria da Oracle”, reforça Tebet.
Comments