A Orbitall, empresa do grupo Stefanini, líder no processamento de cartões e mais de 30 anos na prestação de serviços, implementou um novo modelo de contratação e gestão de recursos humanos para operação da sua nova filial em Campina Grande, na Paraíba. A empresa, que conta com mais de 1500 funcionários e possui outra unidade em São Paulo, fez um extenso levantamento das melhores práticas nacionais e internacionais para a contratação de seus colaboradores em sua unidade na Paraíba.
O novo modelo de contratação e gestão de recursos humanos é apontado como inovador para o mercado e tem como objetivo oferecer um atendimento premium e diferenciado, com funcionários alinhados às estratégias de negócios de seus clientes.
A novidade começa no processo de contratação. Foram estabelecidos convênios com as principais faculdades locais, que participam do ciclo de seleção. A partir de diversas métricas, são identificados os alunos que se enquadram no perfil da empresa e tem desempenho acadêmico diferenciado. O acordo inclui, ainda, negociações para que os estudantes contratados tenham desconto em suas mensalidades.
Como o objetivo é ter funcionários de nível universitário que possam se desenvolver dentro da empresa, os cargos de operação foram todos adequados para meio período seguindo os padrões estabelecidos na NR17, inclusive para técnicos e analistas, visando garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento acadêmico e profissional. Esse trabalho é complementado com palestras, que apresentam as características organizacionais e funcionais da empresa. “O objetivo é termos uma seleção de duas vias, e que o candidato possa também escolher se quer participar de uma empresa com as características da Orbitall. Além disso, queremos garantir que os futuros funcionários tenham um perfeito alinhamento com o modelo de negócio”, afirma Claudio Chiarle, diretor de Operações da Orbitall.
Outra inovação do novo modelo é que todos os cargos da empresa possuem adicional de produtividade pago mensalmente, sendo este alinhado as diretrizes estratégicas da Orbitall e de seus clientes. A grande diferença é que não existem metas preestabelecidas, os funcionários são comparados aos seus pares, e os adicionais são pagos com base na média de desempenho da operação. “Não queremos criar programas de incentivo desestimulantes com metas inviáveis, o objetivo é que o funcionário seja capaz de alcançar bons resultados e busque o apoio da supervisão para estabelecer planos de ação eficazes ao seu desempenho e plano de carreira”, completa o executivo.
O pacote de benefícios flexíveis completa o novo modelo da empresa, cada funcionários tem uma verba pré definida que ele pode alocar em uma grade de benefícios criando um pacote personalizando e adequado as necessidades individuais de cada colaborador. Esta ação só foi possível ao perfeito alinhamento entre a Orbitall e o Sindicato local da categoria.
O modelo implantado em setembro de 2013 vem se mostrando um case de sucesso, não temos nenhuma reclamação no sindicato ou ação trabalhista, os índices de turn over e absenteísmo não passam de 2%, e a produtividade e qualidade se mostram diferenciadas. “Enquanto o segmento tem serias dificuldades na contratação, nós recebemos diariamente mais de uma centena de currículos, e em nossas seleções chegamos a ter mais de cinqüenta candidatos qualificados por vaga” o que comprova a diferenciação de nossa atuação neste mercado.
Comments