De acordo com o Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, as vendas mundiais de servidores aumentaram 2,1%, em 2013, enquanto o faturamento do mercado declinou 4,5%. “O ano passado apresentou algumas diferenças em vários segmentos do mercado de servidores. Estamos presenciando crescimento em implantações de TI para suporte a serviços Web, enquanto a infraestrutura para a empresa permaneceu relativamente limitada”, afirma Philip Dawson, vice-presidente de pesquisa, que apresentará sessões sobre virtualização, Nuvem híbrida e o Quadrante Mágico para infraestrutura de virtualização de servidores x86, durante a Conferência Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, nos dias 1 e 2 de abril (Terça e Quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
No quarto trimestre de 2013, as regiões com as maiores taxas de crescimento, em termos de vendas unitárias, foram Ásia/Pacífico (16,3%), Japão (7,5%) e América do Norte (relativamente estável com 0,01%). Todas as regiões tiveram queda no faturamento dos fornecedores, exceto na Ásia/Pacífico, onde houve aumento anual de 0,6%.
A HP liderou o mercado mundial, em termos de faturamento, no quarto trimestre de 2013 (tabela 1). A empresa encerrou o ano com receita de US$ 3,8 bilhões para este período, com uma participação total mundial de 28,1%. Este número é 6% superior, se comparado ao mesmo trimestre de 2012.
Dos cinco principais fornecedores globais, apenas a HP e a Cisco tiveram crescimento no quarto trimestre. A IBM teve o maior declínio, com uma diminuição de 28,9%.
Em número de vendas, a HP permaneceu líder mundial para o quarto trimestre de 2013 (tabela 2), com um crescimento anual de 8,7%. Dos cinco maiores fornecedores mundiais, todos, menos a Dell e a IBM, tiveram crescimento neste período. A Huawei demonstrou o crescimento anual mais forte, de 187,9%.
Os resultados para o quarto trimestre foram concentrados na demanda por servidores x86, que aumentaram 3,8% em vendas e 4,3% em faturamento.
Resultados do mercado de servidores em 2013
O ano de 2013 demonstrou crescimento nas vendas, com um aumento de 2,1%, mas o faturamento diminuiu 4,5% com resultados variando geograficamente. Os servidores x86 continuaram a gerar crescimento, como a plataforma predominantemente usada para construções de Data Centers de larga escala, particularmente na América do Norte. Regiões emergentes, como Ásia/Pacífico e América Latina também contribuíram com o crescimento no ano.
Servidores blade x86 registraram aumento de receita de 0,8% e queda nas vendas de 2,6% para o ano. A HP foi líder em vendas deste tipo de servidores, com participação de mercado de 40,3%, e a Cisco ficou em segundo lugar, com 15,9% do mercado.
As perspectivas para 2014 sugerem que o crescimento modesto continuará. Estes aumentos continuarão a ser atenuados no mercado empresarial pelo uso da virtualização de servidores x86 para consolidar máquinas físicas na medida em que são substituídas.
Comments